Skip to content

Presidente do Novo tenta manobra jurídica para garantir candidatura de Lahesio Bonfim à Prefeitura de São Luís nas Eleições de 2024

O presidente do Partido Novo no Maranhão, Leonardo Arruda, revelou que está em andamento a preparação de um documento que visa garantir a candidatura de Lahesio Bonfim ao cargo de prefeito nas Eleições de 2024. A intenção é utilizar uma possível interpretação jurídica para viabilizar a participação de Bonfim na disputa pela Prefeitura de São Luís ou de outro município do Maranhão.

Arruda destacou que há um debate em andamento sobre essa questão, envolvendo também o ambiente jurídico interno do partido. O voto que proibiu a figura do prefeito itinerante, proferido pelo ministro Gilmar Mendes, abre margem para diferentes interpretações no caso de candidaturas a prefeito em cidades que não possuam nenhuma relação com a cidade de origem do candidato.

No caso de Lahesio Bonfim, que anteriormente ocupou o cargo de prefeito de São Pedro dos Crentes, uma cidade que não possui influência direta sobre São Luís, a análise do voto de Gilmar Mendes se torna essencial. Além disso, a desincompatibilização de Bonfim com mais de dois anos de antecedência e a busca por outro cargo eletivo durante esse período são aspectos que fortalecem o argumento a favor da viabilidade de sua pré-candidatura.

O debate em curso busca determinar se há diferenças significativas entre concorrer em uma cidade próxima a São Pedro dos Crentes, onde há uma influência regional e territorial da gestão de Bonfim entre 2016 e 2020, e concorrer em uma cidade completamente distante territorialmente, como São Luís, que está no extremo norte do Maranhão. A influência e a conexão com a cidade de origem são questões-chave nesse debate jurídico interno.

Leonardo Arruda ressaltou que em breve o partido emitirá um parecer jurídico oficial sobre essa questão. A decisão final sobre a pré-candidatura de Lahesio Bonfim à Prefeitura de São Luís será anunciada em um comunicado oficial.

Com informações do Blog do Glaucio Ericeira

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.