Apesar de noticiarmos ontem, 06, a reunião que definirá o futuro político de Lahesio Bonfim (Novo), o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e segundo colocado para as eleições do governo do estado, não poderá concorrer ao cargo de prefeito nas próximas eleições municipais devido a um impedimento jurídico.
Lahesio Bonfim foi eleito prefeito de São Pedro dos Crentes em 2016, sendo reeleito em 2020. Em 2022, faltando 6 meses para as eleições estaduais, foi solicitado por ele a renúncia do cargo para disputar o governo do estado, porém não obteve sucesso nas urnas e acabou ficando em 2º colocado.
Mesmo tendo solicitado a renúncia do cargo e concorrido uma eleição diferente, Lahesio Bonfim não poderá concorrer ao cargo de prefeito em nenhum município maranhense, pois a legislação eleitoral impede três mandatos consecutivos para o mesmo cargo, ainda que seja em município diferente.
Além disso, Lahesio não poderá indicar parentes para o cargo de prefeito nas eleições no município onde ele governava – São Pedro dos Crentes – apenas para outros municípios.
Para Lahesio só resta a se candidatar a vereador em algum município do Maranhão, que poderá ser em Imperatriz, devido ao seu reduto eleitoral ou em São Luís, devido a expressiva votação que teve na capital. Só lembrando, que para ele ser candidato, terá que transferir o título eleitor 6 meses antes das eleições e ter domicílio pelo menos três meses local escolhido.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.