Skip to content

EXCLUSIVO: Brandão quer autorização da Assembleia para antecipar crédito de complementação do FUNDEF

O governador do estado, Carlos Brandão, do PSB, encaminhou à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) uma mensagem governamental com um projeto de lei onde pede autorização dos deputados para realizar a antecipação de crédito, mediante licitação, de valores decorrentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

Segundo o governador, a medida é decorrente de demanda judicial movida pelo Estado do Maranhão em face da União que tenha por objeto a complementação da parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), disposta na Ação Cível Originária 661 perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto prevê que será tido como referência o valor incontroverso do crédito, já reconhecido pela União. Em havendo diferença entre o valor reconhecido pela União e o valor de precatório determinado pelo Supremo Tribunal Federal, tal montante será objeto de uma segunda licitação, desde logo autorizada por essa Lei.

A antecipação ficará restrita ao máximo de 40% do total do crédito, ficando assegurados 60% aos profissionais do magistério quando do pagamento pela União, na forma do art. 5°, parágrafo único, da Emenda Constitucional n°114/2021.

A destinação dos recursos recebidos obedecerá ao previsto na Constituição Federal.

Ainda de acordo como o projeto, o Poder Executivo, utilizando-se de recursos próprios, fará a devida recomposição ao tesouro estadual do valor do deságio no mesmo ano orçamentário em que a parcela do precatório for paga, na proporção de cada pagamento.

O Poder Executivo ficará autorizado a editar os atos regulamentares para o procedimento previsto na lei apresentada.

A licitação e os demais atos inerentes à presente Lei serão de competência da Secretaria de Estado de Governo do Estado do Maranhão (SEGOV).

Na justificativa, o governo afirma que antecipação pretendida irá contribuir para que recursos cheguem imediatamente ao Estado, proporcionando melhorias em áreas essenciais e, por consequência, assegurando à população condições mais satisfatórias.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.