Skip to content

A estranha pesquisa eleitoral que colocou um Sargento da PM com maior rejeição entre os pré-candidatos em Santa Inês, no Maranhão

Recentemente, a primeira pesquisa eleitoral registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no município de Santa Inês/MA foi divulgada. Apesar de ter sido contratada por aliados do prefeito Felipe dos Pneus, onde os números do levantamento o colocam em primeiro lugar, esse, de longe, não foi o fato que mais chamou atenção no levantamento. A pesquisa, promovida pelo Instituto Exata, atribuiu a um sargento da Polícia Militar do Maranhão, Joe Rodrigues, o maior índice de rejeição entre os pré-candidatos, mesmo sem ele nunca ter assumido um cargo político.

O policial militar Joe Rodrigues, mesmo sem ter declarado oficialmente sua pré-candidatura, surge com uma rejeição de 32,82%, superando a do próprio prefeito Felipe dos Pneus, que alcança 32,71%. A diferença é mínima, segundo levantamento, é de apenas um voto. Vale lembrar que o prefeito de Santa Inês foi alvo de duas operações; uma da Polícia Federal e outra do Gaeco do Ministério Público do Maranhão.

Joe Rodrigues, conhecido por suas ações sociais e atuação na comunidade, ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19 ao liderar iniciativas para evitar aglomerações e conter a propagação do vírus. Sua atuação se estendeu para além das funções policiais, demonstrando um comprometimento com o bem-estar da população. Em 2020, Joe decidiu lançar-se na política, concorrendo ao cargo de prefeito de Santa Inês. Em meio a uma polarização entre dois candidatos mais consolidados na política do município, o sargento obteve uma votação expressiva, demonstrando um apoio significativo.

O ponto crucial de sua campanha foi um debate com os demais candidatos, incluindo Felipe dos Pneus, atual prefeito do município. A postura de Joe Rodrigues como defensor do povo e as questões levantadas durante o debate resultaram em uma amizade política com Felipe, algo que mudaria drasticamente após a eleição.

Logo após a vitória de Felipe dos Pneus, Joe foi transferido para a região de Codó, iniciando uma série de perseguições que o fortaleceram em sua determinação política. Nas eleições seguintes, em 2022, o sargento candidatou-se a deputado federal, conquistando uma votação expressiva e consolidando o Partido Patriota na região.

Em entrevista exclusiva ao site Folha do Maranhão, Joe Rodrigues expressou dúvidas diante dos resultados, destacando que sua conduta socialmente na cidade não apresenta motivos para uma rejeição tão alta. O pré-candidato sugere que a estratégia pode ser uma tentativa de denegrir sua imagem e minar sua possível candidatura. Joe questionou a veracidade dos dados, alegando que a diferença entre suas rejeições é mínima.

Em Santa Inês, ninguém acreditou na pesquisa que apontou a liderança de Felipe dos Pneus, nem muito menos na rejeição atribuída ao sargento Joe Rodrigues. O que pode ser uma estratégia política da atual gestão, poderá se tornar um trunfo para o policial militar colocar o seu nome à disposição da população.

O levantamento da Exata entrevistou 700 eleitores, entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2024, sendo registrado no TSE sob no MA-03879/2024. A margem de erro da pesquisa é de 3,33 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de 95% de confiabilidade.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.