Skip to content

Justiça eleitoral impugna pesquisa que colocou Brandão na liderança após erros de questionários

A Justiça Eleitoral impugnou a pesquisa eleitoral realizada pelo Jornal Pequeno que foi divulgada no último domingo, 13, onde o vice-governador Carlos Brandão aparecia na liderança. A impugnação foi motivada à incompatibilidade entre as informações prestadas e a quantidade de pessoas entrevistadas para fazer o levantamento.

Segundo dados da pesquisa assinado estatística Lorena Maurícia Neris Silva, foram entrevistados 1.600 eleitores em 60 cidades maranhenses, mas quando se é somado “as supostas entrevistas”, em todas as cidades, o número chega 1.844, representando um índice de 15% (244 questionários) a mais do que informado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar da inconsistência de dados, Grupo JP (Jornal Pequeno) afirmou que o fato se tratava apenas de um “erro de digitação” e que não comprometia o resultado final.

Com base nos dados, a juíza Camila Rose Ewerton Ferro Ramos estipulou multa de R$ 53.205,00 em caso de descumprimento da decisão.

A pesquisa foi registrada em 06 de março de 2022, pelo Sistema Pesqele, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº MA09132?2022.

Pesquisa-suspensa Justiça eleitoral impugna pesquisa que colocou Brandão na liderança após erros de questionários

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.