Skip to content

Governo copia projeto de Fernando Braide e apresenta como medida provisória; entenda

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, encaminhou à Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, 1º de dezembro, a Medida Provisória nº 427, que autoriza o poder executivo a celebrar contratos de cessão onerosa do direito à nomeação de eventos e equipamentos públicos estaduais. Porém, segundo apuração da Folha do Maranhão, já existe projeto de lei idêntico tramitando na Assembleia.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Fernando Braide, do PSD, foi apresentado em 15 de maio deste ano, e visa criar a Política de Naming Rights, que consiste na exploração de bens e equipamentos públicos como forma de gerar receita e financiar políticas públicas prioritárias, exatamente igual à medida provisória apresentada pelo governo.

Na prática, diversos bens e equipamentos públicos, como estádios, ginásios, parques, praças, entre outros, poderão ser alvos de exploração para fins de naming rights. Isso significa que empresas teriam a oportunidade de pagar para ter o direito de batizar esses locais com seus próprios nomes, com o objetivo de gerar receitas para o Estado.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa em 26 de setembro e foi aprovado em 1º turno em 28 de novembro. Hoje, 5 de dezembro, o projeto foi aprovado em 2º turno, onde será encaminhado para sanção do governador Carlos Brandão.

Porém, mesmo seguindo todo o trâmite necessário, o governo se antecipou à chegada do projeto de lei, e decidiu, por conta própria, fazer a medida provisória, modificando a destinação dos recursos prevista no PL de Fernando Braide, que agora será destinado à Fumacop – Fundo Maranhense de Combate à Pobreza.

A decisão do governo de utilizar a Política de Naming Rights via da medida provisória, apesar do processo legislativo em curso, repercutiu mal nos bastidores políticos, criando um atrito desnecessário entre os Poderes.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.