Skip to content

Governo Brandão aumenta em 31,69% a taxa de água e saneamento básico da CAEMA no Maranhão

O aumento da conta de água terá impacto imediato a partir de 5 de janeiro

O Governo do Maranhão sob gestão de Carlos Brandão, do PSB, editou uma resolução através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) do Maranhão, assinada pelo secretário Adriano Sarney, onde regulamentar a recomposição tarifária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário fornecidos pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA). A medida, segundo a agência, busca promover o reequilíbrio econômico-financeiro desses serviços, permitindo investimentos e melhorias na qualidade do fornecimento.

De acordo com a resolução, a recomposição tarifária será realizada por meio da aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado sobre o acumulado do período entre fevereiro de 2019 e agosto de 2023. O percentual de recomposição a ser aplicado é de 31,69%.

Segundo o governo, a CAEMA, responsável pelos serviços de saneamento básico no estado, não teve seus preços ajustados desde janeiro de 2019. A recomposição tarifária é vista como um elemento crucial para corrigir a defasagem identificada pela empresa e permitir a ampliação de sua capacidade de investimento, bem como o aprimoramento da prestação dos serviços.

A proposta de recomposição tarifária foi encaminhada pelo Conselho de Administração da CAEMA. Além disso, a Diretoria de Saneamento e Gás da MOB realizou estudos confirmando a defasagem tarifária indicada pela CAEMA.

A CAEMA será obrigada a disponibilizar a tabela com a nova estrutura tarifária em seu site e postos de atendimento, garantindo a transparência e possibilitando a consulta pelos usuários interessados.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.