Skip to content

Procuradoria-Geral da República questiona lei do Maranhão que fixa em 10% o efetivo de policiais militares femininas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei do Estado do Maranhão que fixa em 10% o efetivo de policiais militares femininas nos quadros da Polícia Militar. A ação foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) e questiona a constitucionalidade da norma, que unifica os quadros masculinos e femininos da corporação.

De acordo com o texto da ação, a norma impugnada afronta a Constituição Federal, que garante a igualdade entre homens e mulheres e proíbe qualquer forma de discriminação. A PGR argumenta que a fixação de um percentual mínimo de mulheres nos quadros da Polícia Militar é uma medida discriminatória e não leva em conta a capacidade e o mérito dos candidatos.

Além disso, a ação destaca que a lei do Maranhão não estabelece um prazo para que o percentual de mulheres seja atingido, o que pode levar a uma situação de perpetuação da desigualdade de gênero na corporação. A PGR pede que a norma seja declarada inconstitucional e que o Estado do Maranhão seja obrigado a adotar medidas para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nos quadros da Polícia Militar.

A ação também pede a concessão de medida cautelar para suspender a aplicação da lei do Maranhão até o julgamento final da ação. Segundo a PGR, estão presentes os pressupostos para a concessão da medida cautelar, que encontra amparo na jurisprudência do STF.

A ação direta de inconstitucionalidade ainda está em fase inicial e deve seguir os trâmites processuais previstos no STF. O ministro Cristiano Zanin foi escolhido como relator do caso e, como medida inicial, solicitou informações da Presidente da Assembleia Legislativa e do Governador do Maranhão, bem como a manifestação da Advocacia-Geral da União.

Veja a íntegra da ação

ADI-7489-

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.