Skip to content

Assembleia Legislativa do Maranhão vai antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, do PSB, está prestes a confirmar sua permanência no cargo para o próximo biênio. Embora a eleição para a Mesa Diretora da Casa esteja prevista regimentalmente para novembro do próximo ano, foi apresentado um projeto de resolução administrativa para antecipar essa eleição para o mês de o mês de junho. A deputada estadual, que foi eleita para o período de 2023/2024 em 1º de fevereiro, busca o apoio da maioria dos deputados para adiantar sua reeleição.

Cerca de 28 deputados assinaram o documento que visa antecipar as eleições da Mesa Diretora próximo mês. Ao mesmo tempo, Iracema Vale já busca o apoio dos demais deputados para obter, mais uma vez, a unanimidade na preferência entre os deputados e continuar à frente do Poder Legislativa até fevereiro de 2027.

No entanto, vale ressaltar que a antecipação da eleição depende da aprovação do Projeto de Resolução Legislativa n° 34/2023, que propõe alterações no Regimento Interno da Assembleia Legislativa. O projeto visa modificar o artigo 7° do Regimento Interno, estabelecendo novas regras para a eleição da Mesa Diretora e a posse dos membros.

O artigo 7°, caso aprovado, passará a vigorar com uma nova redação a partir do dia 20 de junho do primeiro ano da Legislatura. Nessa data, será realizada a Sessão Preparatória para a eleição da Mesa Diretora, que tomará posse no dia 1° de fevereiro do terceiro ano da Legislatura. A definição da data e do horário da sessão será feita por meio de um Ato da Presidência, com antecedência mínima de 48 horas em relação ao pleito, seguindo as disposições estabelecidas no artigo 8° e seus incisos do Regimento Interno.

A expectativa é que a antecipação da eleição seja aprovada, e que Iracema, aliada do governador Brandão, se mantenha na direção da Alema.

Veja o projeto de resolução legislativa

Captura-de-Tela-2023-05-23-as-10.17.42-899x1024 Assembleia Legislativa do Maranhão vai antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.