Skip to content

Liminar suspende demissões de idosos em empresa pública comandada pela gestão de Brandão

Em decorrência de uma ação civil pública movida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (SINTSEP), a Justiça concedeu uma medida liminar determinando a suspensão das demissões de funcionários idosos na empresa Maranhão Parcerias (MAPA). A empresa, que está sob a presidência de Cassiano Junior, membro da equipe do governador Carlos Brandão (PSB), estava promovendo aposentadorias compulsórias sem que os trabalhadores estivessem devidamente aposentados pelo INSS e, o que é mais preocupante, sem qualquer oportunidade de defesa para os afetados.

Segundo informações fornecidas pelo SINTSEP à Justiça, os empregados da MAPA, prestes a completarem 70 anos, estavam sendo demitidos de forma abrupta e injusta, o que deixou muitos deles em situação de vulnerabilidade financeira e dificuldades para se sustentarem. A atitude da empresa gerou forte indignação, uma vez que a aposentadoria compulsória dos funcionários públicos, especialmente na ausência da aposentadoria regular pelo INSS, não é uma prática aplicável e é alvo de inúmeros precedentes que a contestam.

Um ponto relevante mencionado na ação é a escolha aleatória dos idosos a serem demitidos, o que levanta suspeitas sobre a arbitrariedade da empresa nas decisões. Além disso, o SINTSEP apresentou à Justiça um Termo de Ajustamento de Conduta firmado no passado pela MAPA, que supostamente proíbe a companhia de realizar tais desligamentos.

A decisão judicial representa um alívio temporário para os funcionários idosos da MAPA, que aguardam a análise completa do caso. A batalha jurídica continua e o SINTSEP, juntamente com os trabalhadores afetados, busca garantir a proteção de seus direitos, além de responsabilizar a empresa e seus gestores pela ação controversa.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.