Skip to content

Brandão exonera servidores de secretaria que era comandada por Othelino

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, exonerou todos os integrantes da Secretaria de Estado da Representação Institucional no Distrito Federal (SERIDF), que, como o próprio nome diz, fica instalada em Brasília-DF. A pasta, antes comandada pelo deputado estadual Othelino Neto, do PCdoB, serve como ponte entre o estado do Maranhão e os principais poderes do país.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOEMA), na edição desta quinta-feira, 29. De acordo com a publicação realizada pela Casa Civil, foram exonerados todos os nove servidores que a pasta tem. Foram eles: Edwin Jinkings Rodrigues, Silvia Tereza Pereira, Thiago Gonçalves de Souza, Cristiano Giorgio Ferreira da Silva, Ana Paula Sousa Rocha Leitão, Lucas Denner Gomes Ribeiro, Rejane Martins de Moraes Melo, Simone Silveira Rodrigues e Victor Saboia da Rocha.

O deputado Othelino Neto passou um ano no comando da secretaria, até decidir, no final do ano passado, o seu retorno para Assembleia Legislativa. A sua permanência na pasta fazia parte de um acordo político junto com o governador Carlos Brandão, envolvendo uma suposta desistência das eleições para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Porém, com a ida de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), Othelino retornou ao cargo de deputado estadual, reforçando a tese de que ele fará oposição ao governo Brandão.

A exoneração dos servidores acontece em meio ao lançamento da candidatura do deputado Carlos Lula para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que, nos bastidores políticos, comenta-se que seria uma manobra de Othelino Neto para atrapalhar o processo de escolha, que tem como favorito o advogado ligado a Brandão, Flávio Costa.

Apesar da publicação da exoneração de todos os servidores da SERIDF, Brandão ainda não decidiu quem ficará no comando da pasta. Sem secretário, e agora, sem servidores.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.