Skip to content

URGENTE: Maranhão vai taxar em 17% as compras realizadas no Aliexpress, Shein e Shopee

Compras de sites varejistas internacionais serão taxadas em 17% por conta do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão. A medida foi decidida por unanimidade pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e oficializada ao Ministério da Fazenda nesta quinta-feira, 1° de junho.

Atualmente, essas compras estão isentas de impostos na maioria dos casos, o que muitas vezes torna os produtos internacionais mais atrativos em termos de preço. No entanto, a nova medida busca equalizar o tratamento tributário entre as empresas nacionais e estrangeiras.

Embora a alíquota de 17% tenha sido estabelecida, ela ainda não está em vigor. Será necessário realizar um convênio de ICMS entre os estados para implementar efetivamente a cobrança. Atualmente, as alíquotas de ICMS utilizadas nas operações de compras internacionais variam entre os diferentes estados brasileiros.

O próximo passo será uma reunião nos grupos técnicos dos estados e da União nos próximos dias, a fim de discutir detalhes e diretrizes para a implementação dessa nova legislação. A intenção é promover a competitividade das empresas nacionais, oferecendo um tratamento tributário mais equilibrado e evitando assim a possível concorrência desleal.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.