Skip to content

Assembleia Legislativa do Maranhão propõe entrega da Medalha Manuel Beckman a Sônia Guajajara

A Assembleia Legislativa do Maranhão propôs a entrega da Medalha Manuel Beckman à ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara. A honraria é uma das maiores concedidas pelo legislativo maranhense e foi proposta pelo deputado Ricardo Arruda, do MDB.

Sônia Guajajara é uma líder indígena e política filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Formada em Letras e Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão, Sônia recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural e foi considerada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2022.

A ministra também foi a primeira indígena eleita pelo estado de São Paulo, onde tirou a expressiva votação de 156.966 votos, e posteriormente, participou da equipe de transição do governo Lula, onde se tornou ministra dos Povos Indígenas do Brasil, pasta criada especialmente para atender a população indígena.

Recentemente, Sônia Guajajara esteve em São Luís juntamente com uma comitiva indigenista para uma reunião com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB. Durante a reunião, foram discutidas estratégias em beneficiamento e salvaguarda dos povos indígenas do Maranhão.

Entre as demandas apresentadas pela ministra estão a elaboração de uma portaria conjunta entre a Polícia Federal e Polícia Militar, visando a ronda periódica nos territórios indígenas, e a mobilização para que os povos indígenas sejam representados no Programa de Orçamento Participativo do Estado, a fim de identificar melhor as necessidades de cada comunidade.

A entrega da Medalha Manuel Beckman à Sônia Guajajara já foi aprovada pela Assembleia Legislativa e será realizada em uma sessão solene no plenário da casa legislativa. A honraria é uma forma de reconhecer o trabalho da ministra em prol da defesa dos direitos dos povos indígenas e valorizar sua contribuição para a sociedade brasileira.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.