Skip to content

Veja como vai ficar a composição da Assembleia Legislativa do Maranhão em 2023

Um levantamento da Folha do Maranhão aponta que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) será a maioria na Assembleia Legislativa do Maranhão a partir do próximo ano. O partido que tinha elegido apenas 2 deputados nas eleições de 2018, em 2023 contará com 11 deputados.

Ainda de acordo com o levantamento, o Partido Liberal (PL) que tinha eleito 3 deputados em 2018, passará a ter a segunda maior bancada na Alema, com 5 deputados, o mesmo número de deputados que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) contará a partir do próximo ano. Em comparação com 2018, o PCdoB perdeu um deputado entre uma eleição e outra.

O Partido Progressistas (PP) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) terão 4 deputados cada na próxima legislatura. Quando comparamos uma eleição com a outra, a bancada do PP aumento em 2 deputados e a do PDT perdeu 3 deputados.

O Patriota contará com 3 deputados na Assembleia Legislativa a partir do próximo ano. O partido não elegeu nenhum deputado nas eleições 2018.

Os partidos PSD, PSC, PODE e MDB, terão 2 deputados cada na Assembleia Legislativa em 2023. As siglas PSD, PSC e PODE não tinham representantes na Casa Legislativa, pois não elegeram nenhum deputado nas eleições 2018. Já o MDB contará com o mesmo número de deputados das últimas eleições.

Os partidos Republicanos e União Brasil elegeram 1 deputado cada nas eleições deste ano. Nas eleições de 2018, ambos os partidos não tinham eleito nenhum deputado.

Devido a janela partidária, prazo em que um político tem para se desfilar de um partido sem perder o mandato, o número de representantes de um partido pode variar de uma eleição ou legislatura para outra. Com isso, o partido pode ter sido representado por alguém de mandato entre as eleições.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.