Nesta segunda (18), o deputado estadual Wellington do Curso formalizou, por meio de ofício, pedido de investigação ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão sobre os contratos firmados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão com empresas terceirizadas.
Segundo Wellington, os contratos ultrapassam R$ 14,5 milhões de reais para contratação de mão de obra terceirizada, incluindo quinze advogados, somente no ano de 2020. O parlamentar destacou ainda que o valor é três vezes maior se fosse gasto com a nomeação de servidores aprovados em concurso público.
“Acionamos o Tribunal de Contas do Estado Maranhão para que investigue possíveis irregulares nos contratos realizados pelo DETRAN/MA para contratação de funcionários terceirizados onde os valores ultrapassam R$ 14,5 milhões de reais, valor que é três vezes maior do que se fosse gasto com a nomeação de servidores aprovados em concurso público. No Governo Flávio Dino, não falta dinheiro para nomeação de aprovados, falta prioridade! Esperamos que o Tribunal de Contas tome as devidas providências na apuração de eventuais irregularidades e continuaremos nossa luta constante em defesa da nomeação de todos os aprovados em concursos públicos”, disse Wellington.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.
Atualmente, o Detran conta com 213 (duzentos e treze) terceirizados, o que lhe gera um custo de aproximadamente 14,5 milhões de reais.
Só advogados terceirizados, são 15 (quinze), quando a representação judicial deveria ser feita pela Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.
Enquanto isso, centenas de aprovados no último concurso do Detran aguardam nomeação e os servidores efetivos estão com seus salários congelados há 8 (oito) anos.
É isso aí Deputado Wellington, essas ocorrências de conchavos na máquina pública é corriqueira nesse Governo…..Abusos e absurdos sem falar da defasagem salarial, e descompromisso com as progressões, aumento do tiket etc…E a falta de responsabilidade por deixar a margem os recém concursados para aumentar a fileira dos terceirizados que servem de “silêncio ” para os mandos e desmandos para que assim o servidor não tenha voz e nem vez…. Obg Deputado Wellington por fazer ter dimensão nossa luta🙌👐🙌👐👐
Enquanto existirem governadores oportunistas que saqueiam o nosso estado em benefício próprio, com contratos irregulares e milionários que só fazem sofrer ainda mais a nossa população, impedindo pessoas qualificadas e concursadas de assumirem os cargos que lhes são de direito e beneficiando assim apadrinhados para continuarem no poder, também temos quem lute por causas justas e nobres como a nossa. Por isso parabenizo o deputado Wellington do curso pela iniciativa e pelo trabalho prestado, precisamos de mais políticos assim. 👏👏👏
Salário congelado, auxílio alimentação estagnado, servidores efetivos desestimulados!! Esse governo é um atraso
Não, a terceirização ilegal no Detran.
Um absurdo o que o governo do Estado faz com os servidores do Detran, com esse salário congelado não estamos mais conseguindo sustentar nossas famílias. O salário mínimo já está alcançando o nosso.
Queremos salário digno.
Enquanto isso os servidores sofrem com o congelamento dos salários. Sem qualquer perspectiva de melhoria
É inacreditável que ficam tentando justificar a terceirizacao no detran. Muita malandragem. Nomeacao ja.
Culpa também do MPT que é omisso em relação a esse crime.
São diversos terceirizados através de uma empresa interposta (BR Construção) que está contratada desde o primeiro mandado do atual Governador. E enquanto isso, desde 2018, centenas de concursados se encontram à espera Ada devida nomeação para os cargos de analista e assistente de trânsito.
Essa grave afronta tem sido fortemente combatida pelo Sindicato dos servidores do DETRAN, mas até o momento o Governo continua insistindo com a permanência da situação ilegal.
Quem ganha com isso são os apadrinhados políticos, e quem perde é a sociedade e, mais diretamente, os concursados que são vítimas desse abuso.
Vamos continuar a luta pela nomeação dos concursados do DETRAN.
Infelizmente o governador briga pra manter a terceirização ilegal no Detran, além de castigar os servidores com o salário congelado desde o início de sua gestão.
Um absurdo… salários congelados há 8 anos, não se tem nem o aumento inflacionário anual, a situação do funcionário público do Detran/MA é bastante complicada, não se tem também nenhuma expectativa de melhora por parte do governo nem por parte da diretoria geral do órgão. A impresão que dá é que o funcionário não tem importância para o órgão.
A terceirização no Detran-MA deixa claro que quando você é amigo do Governador, as suas vontades estarão acima da lei. A direção segue ludibriando o judiciário estadual para manter a mamata dos amigos do rei.
👏👏👏👏👏
Parabéns ao trabalho do Dep. Wellington que teve a sensibilidade de olhar para os candidatos não nomeados e denunciar as irregularidades que vem ocorrendo nos contratos firmados para contratação de terceirizados para cargos onde servidores deveriam estar atuando.
Os funcionários do DETRAN precisam valorizados para muito além de mídia. Precisamos de ações que mudem a realidade. A primeira deve ser o fim da terceirização ilegal, a fim de moralizar esta autarquia. Os salários dos servidores e o ticket alimentação já está defasados faz quase 8 anos.
É um absurdo, tanta gente aprovada precisando trabalhar e eles usando os cargos como moeda de troca.
A politicalha sempre encontra um jeito para fazer mal uso do dinheiro público e tomar o Estado de refém para lhe servir. Gastam milhões em campanhas comprando votos e depois colocam o povo para pagar a conta. Temos alguns poucos que se levantam para combater essas práticas abomináveis cometidas por essa CASTA. A IMPUNIDADE é a mãe de todas as injustiças e ela NÃO PREVALECERÁ!!!
Desafios que só fazem frente com articulação de todos os os funcionários. Avante Deputado, Sindicato e apoiadores…Que seja fundamentalmente apoiado a violação de Direitos usurpados, que prevaleça a prioridade a Direitos dos que são impedidos de assumir e que a categoria seja consistente e não aceite as retaliações.
O apadrinhamento político, o cabide de emprego é vergonhosamente visível pela população e pelo poder público que fecha os olhos a favor dos seus. Só vê o que lhe agrada ou convém. Aos ricos o favor da lei e aos pobres o rigor da lei. Em nosso país ser político é profissão, sem qualquer interesse verdadeiro pelos que realmente precisam. Barganha e desvio esse é o comportamento usado até por quem finaliza.
Vive-se um momento ímpar no Detran, não por parte dos apadrinhados políticos que o dirigem, mas pelos servidores públicos, sobretudo os que lá estão desde a sua criação, pois, pela primeira vez, estão acreditando que a lei e a moralidade prevalecerão, principalmente com o fim da TERCEIRIZAÇÃO ILÍCITA, a qual tão somente os desprestigia, desvaloriza e furtam-lhe o mérito.
Os servidores do Detran em todo o Estado do Maranhão estão extremamente esperançosos que essa onda de ilegalidades e perseguições está próxima do fim.
Ninguém pense que os poucos comentários feitos nas matérias que saem na mídia demonstram desatenção dos servidores, isso é apenas receio de retaliações, principalmente por parte daqueles que estão em estágio probatório.
Em realidade, cada notícia que sai na mídia é amplamente divulgada nos grupos de WhatsApp dos servidores e discutidas privativamente.
O Detran vive um momento no qual os servidores não aguentam mais tanta opressão, desvalorização e perseguições.
O Sinsdetran representa toda a histórica insatisfação de seus servidores, os quais estão com seus salários congelados há cerca de 8 (oito) anos, auxílio-alimentação há mais de 3 (três) anos, gratificação desigual, desvalorização, principalmente dos servidores antigos (alguns com mais de 30 anos de serviços prestados) etc.
Com o apoio incondicional do Deputado Wellington do Curso, o sindicato passou a equilibrar as forças, podendo brigar de igual para igual contra a diretoria do Detran, pois, afinal, enquanto a assessoria jurídica do Sinsdetran conta com apenas uma advogada (muito talentosa, diga-se de passagem), o Detran dispõe de 16 (dezesseis), 1 (um) assessor jurídico comissionado e 15 (quinze) advogados terceirizados, sem contar os estagiários.
Com o fim da TERCEIRIZAÇÃO ILEGAL, quem mais ganha é a população, pois contará com uma prestação de serviço mais qualificada e até com taxas mais baixas, pois o servidor custa 3 (três) vezes menos que um terceirizado.
Quando pensamos nos princípios que regem a administração pública, visualizamos servidores selecionados através de concursos públicos, serviços de qualidade ofertados à população e transparência por parte dos gestores da administração. Quando olhamos para o Detran, o quadro muda de figura completamente. Salários congelados há oito anos, terceirização ilegal, perseguições e afins..
Parabéns pela iniciativa.
O DETRAN/MA, por incrível que pareça, só realizou 2 concursos públicos. Uma importante autarquia para o desenvolvimento do estado, sempre foi usada como cabide de emprego para manutenção dos votos de cabresto e, por conseguinte, u alto nível de ganho para os aproveitadores, como Weverton Rocha e seus companheiros do PDT (partido que manda e desmanda no DETRAN/MA).
O certo é que com a chegada dos concursados, o DETRAN/MA melhorou consideravelmente. Pessoas capacitadas que disputaram com milhares de concorrentes para ingressarem no serviço público da forma que a Constituição exige: através da meritocracia.
Não é possível, que em pleno século 21, em sua terceira década, o DETRAN/MA ainda seja usado como curral eleitoral, mesmo com a justiça do trabalho ter dado um prazo bastante viável para o órgão se adequar.
Isso é vergonhoso para o órgão, para nosso Estado que já é muito mal visto por seus pares, como é vergonhoso também para a Justiça do Trabalho
Espero que a justiça prevaleça para o bem do DETRAN/MA e principalmente, para a população que paga tão caro por um serviço que, na maioria das vezes, os terceirizados (quando fazem) o fazem deixando a desejar.
Uma vergonha trabalhar que nem burro de carga nesse Detran-MA com o vencimento sem 1 real de aumento desde 2013. “Autarquia” só no nome. Servidores desestimulados. Sistema com problemas praticamente todos os dias desse 2021, usuários perdem tempo e não conseguem ser atendidos, por causa disso.