Skip to content

MP e TCE devem investigar servidores e contratos fantasmas na FUNAC do Maranhão

Em meio a denúncias de supostas contratações irregulares e à existência de agentes e contratos fantasmas, a Promotora de Justiça Eveline Barros Malheiros, após instaurar um procedimento administrativo, revelou indícios de descumprimento de disposições legais por parte da Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC.

A análise preliminar dos documentos apresentados apontou que a FUNAC não está em conformidade com as disposições da Lei n° 6.915, de abril de 1979, e suas alterações, no que se refere à contratação de servidores e à realização de processos seletivos simplificados.

Em uma reunião realizada em maio deste ano com a presidente da FUNAC, Sorimar Saboia, a Promotora de Justiça discutiu as alegações e examinou um documento apresentado como “formulário de contratação.” A conclusão foi de que há violações aos dispositivos legais, além da ausência de controle orçamentário e financeiro na fundação.

Diante dessas constatações, a Promotora de Justiça enviou um ofício ao Tribunal de Contas do Estado, solicitando a realização de uma Auditoria Operacional junto à política de Recursos Humanos da FUNAC.

No entanto, o Ministério Público recebeu um ofício do Tribunal de Contas do Estado informando a impossibilidade de realizar a auditoria na FUNAC. Isso levou a Promotora a oferecer uma representação ao Tribunal para investigar as alegadas irregularidades na forma de contratação de pessoal, conforme a normativa legal, e a necessidade de verificar as contas dos últimos exercícios financeiros.

A Promotora de Justiça solicitou que o TCE tome as providências necessárias diante dos fatos apresentados e investigue aplicação dos recursos destinados à promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.