Skip to content

Professores da UEMA e UEMASUL suspendem greve após decisão judicial, mas prometem recorrer

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, e a Seção Sindical dos Docentes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão – SINDUEMA, anunciaram a suspensão imediata da greve, em cumprimento à decisão judicial proferida pelo Desembargador Ronaldo Maciel em favor ao governo do estado.

Na decisão, o magistrado destacou a “verossimilhança das alegações do autor” e o “risco de prejuízo irreparável”, determinando a suspensão imediata do movimento grevista, com o retorno dos servidores ao trabalho em um prazo máximo de 24 horas. O despacho ainda prevê a liberação dos acessos aos prédios da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual do Maranhão do Sul (UEMASUL), sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 em caso de descumprimento, além da possibilidade de imputação de faltas aos que não retornarem às suas funções.

A diretoria da SINDUEMA Sind do ANDES-SN, após deliberação unânime, informou que cumprirá a decisão judicial, suspendendo a greve. Entretanto, ressaltou que está adotando medidas legais para recorrer da decisão, argumentando que o Estado do Maranhão não está cumprindo com suas obrigações legais.

Em comunicado oficial, a direção do sindicato afirmou: “Estamos acatando a decisão judicial, mas não renunciamos à busca por nossos direitos e pela valorização dos profissionais da educação. O Estado do Maranhão precisa cumprir com suas obrigações legais, e continuaremos na luta por melhores condições de trabalho e respeito à educação pública”, afirma o sindicato.

O sindicato também destacou que continuará mobilizado, mesmo durante a suspensão da greve, e convocou os docentes a permanecerem atentos às próximas ações e assembleias que serão convocadas.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.