Skip to content

MPF instaura Inquérito Civil para investigar inserções dados falsos em procedimentos de reabilitação pós-Covid em Nina Rodrigues

O Ministério Público Federal, por meio do Procurador da República Juraci Guimarães Júnior, anunciou a instauração de um Inquérito Civil para investigar possíveis inserções falsas na produção ambulatorial dos procedimentos relacionados à reabilitação pós-Covid-19 na gestão de Rodrigues da Iara no município de Nina Rodrigues, no Maranhão.

O inquérito tem como objetivo principal apurar a veracidade das informações contidas nos procedimentos de reabilitação pós-Covid-19 realizados no período de janeiro a maio do ano de 2022 no município de Nina Rodrigues. A suspeita é de que possam ter ocorrido inserções falsas nessas produções ambulatoriais, o que levanta questionamentos sobre a integridade dos registros e a efetividade dos tratamentos.

Ainda não foi definida uma lista de possíveis responsáveis pelos fatos investigados, sendo essa uma etapa que será apurada ao longo do inquérito. No entanto, o Ministério Público determinou algumas diligências a serem realizadas. Entre elas, está a pesquisa por parte da secretaria do Ministério Público entre aqueles que já foram ouvidos no procedimento de Pós-Covid em outro município, Mata Roma, para comparar com a listagem de Nina Rodrigues. Além disso, será feita uma pesquisa na lista do município de Nina Rodrigues para identificar dez pessoas que também possam estar indicadas em outros municípios em maior quantidade. Outra diligência envolve a realização de pesquisa na ASSPA (Assistência Social em Saúde Pública e Ambulatorial) para obter informações sobre o responsável por repassar as informações ao Ministério da Saúde, que foi identificado como Antônio Farias Carvalho.

O Procurador da República Juraci Guimarães Júnior enfatizou a importância da investigação para garantir a transparência e a qualidade dos procedimentos de reabilitação pós-Covid-19 oferecidos à população de Nina Rodrigues.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.