Skip to content

Advogada Amanda Waquim toma posse como juíza substituta do TRE-MA

A advogada Amanda Almeida Waquim tomou posse nesta terça-feira, 13 de junho, como juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, categoria jurista.

Ela foi nomeada pelo presidente da República, através do decreto publicado no Diário Oficial da União do dia 25 de maio de 2023, em decorrência do término do primeiro biênio do advogado Gilson Ramalho de Lima.

A posse foi conduzida pelo presidente, desembargador José Luiz de Almeida, que em sua fala afirmou ser um grande desafio fazer parte do mundo dos julgadores. “É preciso que você esteja preparada para as intempéries, dificuldades que decerto permearão a sua história como permearam a minha história e a de muitos, mas essa dificuldade deve servir de estímulo para que continuemos lutando, porque só lutando com dignidade e força nós haveremos de vencer, sobretudo num momento histórico que nós vivemos com muitas dificuldades”.

O presidente acrescentou, ainda, que Amanda Waquim fará parte de uma corte com muita responsabilidade nas decisões, fraterna e com respeito diante das divergências.

Já em seu discurso, a empossada utilizou o tempo para externar seus agradecimentos, honrar a Deus e reafirmar o seu compromisso com a justiça eleitoral.  Para ela, ter sido nomeada juíza eleitoral, nas vagas destinadas à advocacia, conduz, indissociavelmente, a um sentimento de representatividade. “É simbólico ser mulher e compor esta respeitável Corte, formada por grandes homens, e que, nos últimos pleitos eleitorais, tem sido símbolo da garantia da participação feminina na política, tema tão caro à justiça eleitoral brasileira”.

“Estarei à disposição desta Corte Eleitoral para contribuir para a construção de decisões judiciais, bem como para aproximar, cada vez mais, esta nobre Corte à sociedade, empenhando-me, a cada dia, com o fortalecimento da justiça eleitoral maranhense”, concluiu.

Prestigiaram a posse o ex-presidente e desembargador do TJMA, Jamil Gedeon; representando a Assembleia Legislativa, deputado Neto Evangelista; presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa; procurador geral do estado, Rodrigo Maia; deputado Carlos Lula, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim; advogados e familiares.

Currículo 

Advogada. Professora. Mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Pós-Graduada em Direito Público pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Curso de Preparação para a Magistratura pela Escola Superior do Poder Judiciário do Piauí. Formação em Direito Eleitoral Aplicado pela Escola Superior da Advocacia – OAB/DF. Intercâmbio Acadêmico na Université Sorbonne – “Programa ESG, Inovação e Gestão”. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília- Unb. Professora dos Cursos de Especialização em Direito Administrativo e Direito Eleitoral da Escola Superior da Assembléia Legislativa do Piauí. Membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Político do Conselho Federal da OAB.

Composição

O TRE é composto por sete membros: dois juízes, entre os desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes de Direito escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz do Tribunal Regional Federal; e dois advogados indicados pelo Tribunal de Justiça, escolhidos em listas tríplices, que são nomeados pelo presidente da República.

Além dos integrantes efetivos, também são designados para compor a Corte Eleitoral membros substitutos, em igual número, nas respectivas categorias e são escolhidos do mesmo modo que os titulares dos cargos, devendo substituí-los em caso de impedimento ou ausência temporária.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.