Skip to content

Defensoria pede explicações a Eduardo Braide sobre exonerações na SEMCAS

Segundo o Portal AZ, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) enviou um ofício ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, requerendo informações sobre as exonerações em massas de cargos comissionados na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Além disso, foi solicitado informações sobre o funcionamento do órgão responsável pela aplicação das políticas de garantia de direitos de populações vulneráveis na capital maranhense.

O pedido de informações foi protocolado pelo defensor público Davi Rafael Veras, titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA). No documento, foi solicitado, no prazo de 24 horas, para que a prefeitura de São Luís informe o número de pessoas que foram exoneradas, assim como cargos comissionados e o plano de transição entre os servidores.

Ainda segundo o NDCA, é necessário saber se existe alguém no comando da pasta, até a escolha de um novo secretário e equipe de comando. Se há estimativas sobre o impacto ou risco de paralisação dos servidores, políticas e programas atrelados à Secretaria.

E exoneração dos servidores foi realizada na noite de ontem, onde, através de publicação no Diário da Prefeitura de São Luís, o prefeito Eduardo Braide, exonerou, sem citar nomes, apenas as simbologias dos cargos, toda a cúpula da SEMCAS.

A demissão da cúpula da SEMCAS, acontece um dia antes da convocação da secretária pelos vereadores de São Luís para prestar esclarecimento na Câmara Municipal. A sua oitiva estava marcada para acontecer nesta quarta-feira (7) às 14 horas, no Plenário Simão Estácio de Silveira.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Coletivo Nós, através do co-vereador Jhonatan Soares, Ana Carla liderava um possível esquema de direcionamento de licitações que resultava em contratos que beneficiavam a empresa AD Infinitum Serviços, Consultoria e Comercio LTDA, pertencentes a amigos da própria secretária. Durante o período em que comandou a pasta, a empresa ganhou pelo menos 4 licitações que totalizam o valor de R$ 1.782.623,36.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.