Skip to content

URGENTE: INCRA denuncia à Polícia Federal e ao MPF o caso da demolição da casa de agricultores em Zé Doca, no Maranhão

Em nota divulgada à imprensa, a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Maranhão, afirmou que já tomou diversas medidas em relação a desapropriação de terras que aconteceu no último dia 18 no município de Zé Doca, quando uma casa, pertencentes a um casal de agricultores, foi demolida pela prefeitura do município.

A Superintendência do INCRA afirma que enviou um ofício ao juiz responsável pela ação judicial, informando que a área objeto da referida desapropriação é área federal, pertencente à Gleba Colone, comprovando o erro da Prefeitura de Zé Doca. Segundo o órgão, tramita um processo de regularização fundiária da referida área.

O órgão afirmou ainda que devido a gravidade dos fatos, a Superintendência do Incra no Maranhão denunciou o caso à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF), para conhecimento e futuras providências cabíveis.

Por fim, foi comunicado que todo o processo relativo à desapropriação foi encaminhado à Procuradoria Federal Especializada do Incra, para as medidas judiciais cabíveis.

ENTENDA O CASO

Um vídeo divulgado pela Folha do Maranhão, mostrou o desespero de uma família de um casal de agricultores após um trator demolir sua residência na Zona Rural de Zé Doca, no Maranhão. O vídeo ganhou repercussão, levantando questionamentos sobre ação judicial que autorizou a desapropriação da terra.

Após uma desavença política, a Prefeitura de Zé Doca sob gestão de Josinha Cunha, irmã do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, ambos do PL, entrou na justiça alegando que o terreno onde o casal de agricultores morava, e posteriormente construíram sua residência, era do município. Porém, como citado acima, o INCRA já se manifestou ao contrário da decisão, mostrando que houve um erro na derrubada da casa dos moradores.

SEI_INCRA-17637374-Oficio

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.