Skip to content

MP instaura procedimento investigatório criminal para apurar suposto caso de corrupção envolvendo prefeito e vereador de Cândido Mendes/MA

A Assessoria de Investigação dos Ilícitos Praticados por Agentes Políticos Detentores de Foro Ratione Muneris, agindo sob a autorização do Procurador-Geral de Justiça, instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para examinar alegações de corrupção ativa supostamente cometida pelo Prefeito de Cândido Mendes, José Bonifácio Rocha de Jesus, o Facinho do (PL).

O procedimento ocorre após os acontecimentos do último dia 04 de agosto, quando Cleverson Pedro Sousa de Jesus, conhecido como Sababa Filho e membro do PCdoB, vereador da cidade de Cândido Mendes, Maranhão, teria lançado a quantia de R$ 250 mil em dinheiro pela janela da Câmara Municipal. O vereador alega que esse valor foi entregue pelo Prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus com a finalidade de induzi-lo a renunciar ao cargo, abrindo espaço para um suplente alinhado ao gestor municipal.

A situação ganhou ampla visibilidade nacional devido à divulgação de vídeos registrando o incidente e das alegações do vereador. Segundo Ministério Público, tais alegações, podem constituir crimes de corrupção ativa, bem como infrações político-administrativas.

Diante da gravidade das alegações e da repercussão dos eventos, a Assessoria de Investigação optou por iniciar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) visando esclarecer as circunstâncias do caso. As primeiras diligências incluirão a coleta de vídeos e matérias jornalísticas, bem como a oitiva do Vereador Cleverson Pedro Sousa de Jesus, que já aconteceu ontem, 8 de agosto.

A Câmara Municipal de Cândido Mendes também será notificada por representação, a fim de informar-se sobre os acontecimentos e a suposta oferta de vantagem indevida pelo Prefeito ao vereador.

O PIC deverá ser concluído dentro do prazo de 90 dias.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.