Skip to content

No Maranhão, Projeto de Lei propõe um dia de folga para servidores públicos que adotarem animais de abrigos

No intuito de incentivar a adoção responsável de animais de estimação e lidar com a superlotação dos abrigos públicos e privados, o deputado estadual Cláudio Cunha, do PL, apresentou o Projeto de Lei n° 395/2023 na Assembleia Legislativa do Maranhão. O projeto tem como objetivo conceder um dia de folga remunerada aos servidores públicos estaduais que adotarem um pet proveniente desses abrigos.

De acordo com o projeto, fica estabelecido um dia de folga remunerada que será concedido aos servidores públicos estaduais após a comprovação da adoção de um animal de abrigo público ou privado. Os servidores deverão apresentar os certificados de doação em até três dias após sua emissão, a fim de registrar e obter a folga remunerada.

A justificativa apresentada pelo deputado Cláudio Cunha destaca a importância de promover a adoção de pets que se encontram em abrigos superlotados, muitas vezes vivendo em condições precárias. A adoção de um animal requer uma série de providências, como vacinação e tratamento veterinário, para garantir a adaptação adequada em seus novos lares.

A superlotação dos abrigos é uma questão urgente, que exige ações para mitigar o sofrimento dos animais. Ao aprovar o projeto, os servidores públicos estaduais darão exemplo de cuidado e bem-estar animal para toda a população, além de humanizarem o serviço público. A concessão da folga remunerada busca reconhecer o comprometimento dos servidores que decidirem adotar um pet, permitindo que eles tenham um tempo dedicado à integração e aos cuidados iniciais com o novo membro da família.

A proposta aguarda a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) para depois seguir para aprovação dos demais membros da Assembleia Legislativa do Maranhão. Caso seja aprovada, a Lei Complementar entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.