Na manhã desta sexta-feira (16), durante uma sessão extraordinária, Iracema Vale, do partido PSB, foi reeleita por unanimidade como presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ela estará à frente da Casa no período de 2025 a 2027, durante a 20ª Legislatura, que terá início em 1º de fevereiro de 2025.
A eleição da Mesa Diretora do Parlamento Estadual para o segundo biênio da 20ª Legislatura ocorreu no Plenário Nagib Haickel, de acordo com a Resolução Legislativa 1.174/2023, que modificou o artigo 7° do Regimento Interno (Resolução Legislativa n° 449/2004) e permitiu a antecipação do pleito.
A posse da Mesa Diretora eleita ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2025, em horário a ser definido pela Presidência da Assembleia Legislativa.
A nova Mesa Diretora, apresentada em chapa única intitulada “É Tempo de Unidade”, foi eleita por unanimidade pelos 42 deputados presentes. A sessão extraordinária foi conduzida pelo deputado Rodrigo Lago, do PCdoB, com o auxílio de Neto Evangelista, do União Brasil, e Júnior Cascaria, do PL, atuando como primeiro e segundo secretário, respectivamente.
Três parlamentares, que não puderam comparecer presencialmente, participaram da votação por meio remoto: Aluízio Santos, do PL, Glalbert Cutrim, do PDT, e Rildo Amaral, do PP.
Composição da nova Mesa Diretora:
Presidente: Iracema Vale (PSB)
1º vice-presidente: Júlio Mendonça (PCdoB)
2º vice-presidente: Hemetério Weba (PP)
3º vice-presidente: Fabiana Vilar (PL)
4º vice-presidente: Andreia Martins Rezende (PSB)
1ª Secretaria: Antônio Pereira (PSB)
2ª Secretaria: Roberto Costa (MDB)
3ª Secretaria: Osmar Filho (PDT)
4ª Secretaria: Guilherme Paz (Patriotas)
Após a proclamação do resultado, Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa, fez um breve discurso expressando gratidão e reafirmou o compromisso de manter a autonomia e independência do Poder Legislativo em harmonia com os demais Poderes. Ela destacou que a eleição da nova Mesa Diretora foi resultado de conversas, debates e, acima de tudo, entendimento.
Iracema ressaltou que a eleição unânime da Mesa Diretora se tornou possível devido à decisão do Plenário de antecipar o pleito, o que ocorreu de forma consensual. Segundo ela: “Os deputados e as deputadas resolveram antecipar a eleição por exigência do melhor momento. Esta decisão do Plenário, com certeza, fortalece a nossa Casa, mantém a unidade e faz com que a Assembleia possa, de forma ainda mais tranquila, continuar cuidando dos assuntos de interesses do povo do Maranhão”, enfatizou.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.