Skip to content

Em Santa Inês, gestão de Felipe dos Pneus teria distribuído gratificações e vantagens financeiras a servidores sem justificativa; MP investiga o caso

Documento obtidos pela Folha do Maranhão mostram que a gestão do prefeito de Santa Inês, Felipe do Pneus, do Republicanos, teria distribuído gratificações sem justificava a servidores municipais. Conforme representação do o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão – SINPROESEMMA, pelo menos 8 servidores teriam recebidos o benefício sem nenhum tipo de justificativa.

Captura-de-Tela-2023-05-12-as-20.13.39-1024x451 Em Santa Inês, gestão de Felipe dos Pneus teria distribuído gratificações e vantagens financeiras a servidores sem justificativa; MP investiga o caso

Ainda de acordo com a representação, foi apresentado a existência de monitores de alunos que foram contratados percebendo turno suplementar em desigualdade de condições com os demais servidores que ocupam o mesmo cargo.

Captura-de-Tela-2023-05-12-as-20.14.51-1024x666 Em Santa Inês, gestão de Felipe dos Pneus teria distribuído gratificações e vantagens financeiras a servidores sem justificativa; MP investiga o caso

Segundo o SINPROESEMMA, existem servidores contratados para exercerem a função de agente administrativo percebendo gratificação e ajuda de custo também justificativa.

Captura-de-Tela-2023-05-12-as-20.15.31-1024x241 Em Santa Inês, gestão de Felipe dos Pneus teria distribuído gratificações e vantagens financeiras a servidores sem justificativa; MP investiga o caso

Na última quarta-feira, 10, a Folha do Maranhão apresentou uma lista de cerca de 17 servidores que foram apontados como fantasma na gestão de Felipe dos Pneus. O caso ganhou grande repercussão no Maranhão, principalmente no município de Santa Inês. Acuado, o prefeito utilizou um empresário que possui redes de TV no município para tentar desqualificar a matéria da Folha do Maranhão, afirmando que a notícia seria falsa, apresentando os supostos servidores trabalhando.

Por duas vezes, a Folha do Maranhão tentou comentar no vídeo produzido pelo empresário em suas redes sociais, mas o empresário que veemente costuma defende o prefeito, apagou o comentário da Folha do Maranhão, mostrando sua parcialidade na situação.

Nesta sexta-feira (12), vendo que sua defesa não gerou resultado, o próprio prefeito foi ao programa do empresário para tentar explicar a situação. Segundo Felipe dos Pneus, o processo existe, mas foi arquivado, porém não entregou detalhes e classificou a denúncia como Fake News.

Após a resposta do prefeito no programa de TV, a Folha do Maranhão foi atrás de esclarecer os fatos. Contrariando a informação dita por Felipe dos Pneus, o Diário Oficial do Ministério Público do último dia 11 deste mês, mostra que, a Promotora de Justiça, Larissa Sócrates de Bastos não arquivou a denúncia, e sim, abriu um Inquérito Civil para dá continuidade nas investigações.

Conforme o Diário Oficial do Ministério Público, a Promotora de Justiça determinou que o Secretário de Educação de Santa Inês, Júlio Cezar Nascimento Silva, seja notificado da instauração do Inquérito Civil e determinou o prazo de 10 dias para que o mesmo apresente respostas ou documentos que comprovem o esclarecimento do caso.

Foi determinado ainda que o prefeito Felipe dos Pneus seja notificado acerca da instauração da presente investigação e informe a Promotoria de Justiça, também no prazo de 10 dias úteis, quais as providências adotadas após ter conhecimento da situação, notadamente em relação ao servidor ora investigado.

A instauração do inquérito civil por parte do Ministério Público fica claro que a lista existe e não se trata de Fake News, assim como empresário e o prefeito de Santa Inês afirmaram no programa de TV.

Sobre o arquivamento da denúncia, a Folha do Maranhão procurou a Promotora de Justiça, Larissa Sócrates de Bastos, para solicitar informações sobre o caso, porém até o fechamento desta matéria a mesma não retornou o contato.

Entramos em contra com a direção do SINPROESSEMA estadual e do próprio município de Santa Inês, afim de obter a representação feita pelo sindicato contra a Prefeitura de Santa Inês, porém até o momento o documento ainda não chegou em nossas mãos.

A Folha do Maranhão esclarece que faz um jornalismo investigativo sério e pautado na verdade, respeitando os nossos leitores e admiradores do nosso trabalho. Estamos estudando o caso e ver qual atitude juridicamente será tomada.

Em breve, teremos novas atualizações sobre este e outros casos.

Todo material apresentado nas matérias relacionadas ao assunto, estão disponibilizado no Diário Oficial do Ministério Público do Maranhão. Para ter acesso, (clique aqui)

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.