Skip to content

Após previsão de chuva, lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado para esta terça-feira (20)

Está prevista, para terça-feira (20), às 6h (horário de Brasília), a primeira tentativa do lançamento suborbital do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A INNOSPACE informou, através de seu site oficial, que o lançamento foi adiado por um dia devido à previsão de chuva e ventos fortes na manhã desta segunda (19).

O lançamento, faz parte da Operação Astrolábio, uma parceria entre o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa sul-coreana INNOSPACE, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo da Operação é realizar o ensaio em voo do foguete sul-coreano HANBIT-TLV e do Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), carga útil brasileira que irá a bordo do veículo lançador.

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, o lançamento marca um novo capítulo da atividade espacial no Brasil. “É a primeira empresa privada a fazer esse tipo de atividade e isso só ocorre porque houve um esforço continuado de várias décadas, especialmente em 2019 com a aprovação do acordo de salvaguardas, que passou a permitir que essas empresas operem a partir do CLA”, explica.

A ideia é que a partir desse lançamento pioneiro, o CLA passe a operar vários outros lançamentos comerciais que estão em negociação.

Foguete e carga útil

O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), seus dados irão transmitir dados de telemetria para análise. A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas  como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.

O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.