O Ministério Público do Maranhão, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Urbano Santos, resolveu instaura um procedimento preparatório eleitoral, contra a prefeita Iracema Vale, para investigar possível crime de improbidade administrativa no município.
De acordo com denúncias recebidas da ouvidoria do MP, mostram que o servidor Aleximandro Silva Ramos, que exerce a função de vigia no hospital municipal de Urbano Santos, há mais de cinco anos, só recebia o salário, mas não desempenha a mesma função no qual foi nomeado.
Em investigação do próprio Ministério Público, mostra que o servidor foi nomeado como operador de microcomputador na pasta de comunicação do município, o que caracteriza desvio de função, podendo ser encaixa em crime de improbidade administrativa.
Segundo apurou o site Folha do Maranhão, Aleximandro Silva Ramos é blogueiro e estaria fazendo a defesa da prefeita em seu site.
Diante do exposto, o MP recomendou a imediata exoneração do servidor no setor de comunicação do município, fazendo que com que retorne ao seu cargo de origem, onde foi concursado.
O Ministério Público do Maranhão deu um prazo de 10 dias para que a prefeita comunique as adoções tomadas sobre esse caso, e pediu que a mesma adote as medidas administrativas pertinentes para acabar com eventuais outros desvios existentes no Poder Executivo Municipal – Urbano Santos/MA