Depois do Maranhão ter protocolado um pedido de participação na ação do governo do Estado da Bahia sobre à aquisição da vacina Sputnik V, da Rússia. Os governos do Piauí e Pernambuco também solicitaram ao Tribunal Superior Federal (STF) participação na ação.
De acordo com ADI 6661, o Estado da Bahia solicita ao STF o direito de Importação, distribuição e aplicação da vacina russa, Sputnik V.
Além desses estados, a OAB da Bahia também peticionou participação na ação.
A entrada desses novos estados na ação da Bahia, caracteriza uma tentativa de compra conjunta da vacina que ainda não teve o aval da Anvisa. Essa compra deve ser realizada através do Consórcio dos Estados do Nordeste.
O Consórcio Nordeste foi criado em 2019, porém este ano sofreu com fortes acusações de superfaturamentos na compra de respiradores a serem usados pelos estados da região no enfrentamento da Covid-19, devido a isso, o consórcio quase chegou ao fim.
Além dos estados da Região Nordeste, o governo federal já estaria de olho na vacina, pois seria uma alternativa a disputada vacina da AstraZeneca/Oxford e a polemica vacina da Coronavac.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.