O deputado federal Aluísio Mendes, presidente do partido Republicanos no Maranhão, fez duras declarações que implodiram a campanha da candidata Mariana Carvalho às vésperas do segundo turno em Imperatriz. Ao explicar sua ausência, Aluísio Mendes revelou conflitos éticos e políticos com a candidata, mencionando abertamente uma “quebra de valores” que o levou a se afastar da campanha.
Em entrevista, Aluísio Mendes foi direto ao ser questionado sobre sua ausência: “Aconteceu alguma coisa? Pergunte à candidata Mariana Carvalho, que me desconvidou no último evento para estar em Imperatriz. Essa pergunta deve ser dirigida a ela.” Aluísio deixou claro seu desconforto com as alianças feitas pela candidata. Ao ser perguntado sobre uma possível ruptura, Aluísio enfatizou valores como “gratidão, lealdade e caráter” e acusou Mariana de não os demonstrar. “São valores que faltam à nossa candidata”, afirmou.
A situação piorou quando Aluísio Mendes mencionou o grupo político com o qual Mariana se aliou. “Ela hoje está abraçada com um grupo político que considero uma organização criminosa”, disse, referindo-se ao grupo de Josimar de Maranhãozinho, conhecido por investigações de corrupção. “Não é o Aluísio que fala isso, não é o deputado Aluísio. É o Ministério Público Federal e a Polícia Federal”, reforçou Mendes, destacando a gravidade das acusações.
O deputado ainda ressaltou seu papel partidário e a impossibilidade de apoiar o adversário de Mariana: “Eu sou dirigente partidário, sou presidente do Partido dos Republicanos, e seria antiético apoiar o outro candidato.” No entanto, decidiu se afastar publicamente da campanha de Mariana, declarando que sua atitude é um alerta aos eleitores de Imperatriz. “Imperatriz, que já tem sofrido tanto nos últimos anos, não merece e não pode cair na mão dessa organização criminosa que hoje é apoiada pela deputada Mariana Carvalho”, alertou.
A decisão de Aluísio Mendes de se afastar da campanha de Mariana Carvalho, faltando apenas dois dias para o 2º turno das eleições em Imperatriz, prejudica bastante a candidata, que vinha contando com o apoio de nomes influentes na política maranhense, como o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, e o ex-senador Roberto Rocha. A crítica aberta do presidente de seu próprio partido lança uma dúvida sobre o projeto que ela representa.
Veja o vídeo
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.