Skip to content

Projeto de Lei pode dificultar reeleição de Weverton Rocha e beneficiar Eliziane Gama no Senado

O Projeto de Lei nº 763/2021, em tramitação no Congresso, propõe mudanças no Código Eleitoral que podem modificar o cenário político nas eleições no Maranhão. A proposta exige uma reserva de gênero para vagas no Senado, Assembleia Legislativa e Câmara, beneficiando a senadora Eliziane Gama (PSD) e dificultando a reeleição do senador Weverton Rocha (PDT).

Caso aprovado, o projeto reserva uma das vagas do Senado, nas eleições em que dois terços das cadeiras estão em disputa, exclusivamente para mulheres. A intenção é fortalecer a representatividade feminina no Senado, onde, ao menos uma vaga por estado seria destinada a candidaturas femininas.

A proposta também exige que 30% das vagas para Deputado Federal, Estadual, Distrital e Vereador sejam destinadas a candidaturas femininas, obrigando os partidos a promoverem uma alternância de gênero na ocupação das cadeiras.

No cenário das próximas eleições no Maranhão, onde duas vagas ao Senado estão em disputa, a mudança favorece Eliziane Gama, a única mulher na corrida até o momento. Já Weverton Rocha, junto a outros possíveis candidatos como o governador Carlos Brandão e o deputado André Fufuca, precisará competir pela vaga reservada aos homens, tornando mais difícil sua reeleição.

Atualmente, a lei eleitoral brasileira já prevê uma cota mínima de 30% de candidaturas femininas para esses cargos, visando incentivar a participação das mulheres na política. No entanto, o novo projeto vai além, ao estabelecer a transformação da cota de candidatura em uma cota de assento, assegurando que as mulheres não só participem da corrida eleitoral, mas efetivamente ocupem cadeiras no Legislativo, aumentando a representatividade feminina de forma mais concreta.

Caso seja aprovada, a nova legislação poderá entrar em vigor já para as próximas eleições de 2026. Com isso, os partidos poderão ter que disputar os poucos nomes femininos existentes na política maranhense, e assim, abrir uma competição extra, além da busca dos votos nas urnas.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.