Skip to content

Destaque no Fantástico, veja os detalhes da fiscalização do TCE que apontou irregularidades na educação de São Bernardo, no Maranhão

Um relatório da Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) apontou diversas irregularidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Bernardo, no Maranhão. A fiscalização, realizada entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, teve como objetivo validar as informações sobre as escolas e a quantidade de alunos matriculados na EJA.

Entre as principais irregularidades encontradas, destaca-se a discrepância entre os dados informados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o quantitativo de matrículas repassado diretamente pelos diretores escolares. Enquanto o TCE registrou 3.108 alunos nas escolas visitadas, os diretores informaram apenas 671 matrículas.

Além disso, foram encontradas escolas que informaram alunos matriculados na EJA, mas que não funcionam à noite ou sequer implementam a modalidade de ensino. Essas matrículas correspondem a 1.197 alunos que, segundo a fiscalização, não estariam cursando a EJA.

Outra irregularidade apontada foi a evasão escolar. Durante as visitas, foram registrados apenas 206 alunos presenciais, o que corresponde a apenas 30,70% do total de alunos efetivamente matriculados. A equipe de fiscalização destacou que a frequência dos alunos é registrada no sistema CAJU, mas que o sistema não emite relatórios consolidados e não foi possível verificar o total de matrículas por escola.

Em uma série de 20 tentativas de entrevistas realizadas com alunos mais idosos, 14 delas foram bem-sucedidas, revelando uma realidade surpreendente. Em 13 dessas entrevistas, os alunos demonstraram completo desconhecimento de estarem matriculados em uma escola.

Os dados coletados apontam para uma diversidade notável, incluindo a identificação de 2 professoras formadas em pedagogia, 1 engenheiro agrônomo e, surpreendentemente, 1 indivíduo que faleceu no ano de 2022. Além disso, foi observado que há 2 casais matriculados sem o conhecimento de pelo menos um dos cônjuges em relação às suas matrículas.

A estrutura das escolas também foi alvo de críticas. Das 12 escolas visitadas, metade é nova ou reformada, mas foram encontradas salas de aulas com mobiliário infantil, o que não se adéqua à EJA e, muito menos, à faixa etária dos mais idosos que ali estudam.

Diante dessas irregularidades, a Secretaria de Fiscalização propôs encaminhar as informações para conhecimento e subsídio na elaboração do Relatório de Instrução, objeto dessa Fiscalização, na modalidade Levantamento.

A Folha do Maranhão tentou contato com a Prefeitura de São Bernardo afim de esclarecer os fatos apresentados na matéria, porém, até o momento, não tivemos respostas.

Captura-de-Tela-2024-01-10-as-10.08.29-1024x649 Destaque no Fantástico, veja os detalhes da fiscalização do TCE que apontou irregularidades na educação de São Bernardo, no Maranhão

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.