Skip to content

Carnaval na Avenida Beira Mar, entenda a polêmica envolvendo a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de São Luís o Governo do Estado divergem sobre o carnaval na capital

Em apenas 24 horas, uma grande polêmica envolvendo a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado tomou conta das redes sociais e também do meio político. Na pauta, a realização do Carnaval na Avenida Beira Mar, no Centro de São Luís.

Em busca de esclarecer o que está acontecendo, a Folha do Maranhão criou uma linha do tempo da situação, mostrando com detalhes do que está por trás da confusão.

Antes de terminar o ano de 2023, mais exatamente no dia 30 de janeiro, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do PSD, foi à Avenida Beira Mar, no Centro de São Luís, gravar um vídeo para suas redes sociais. No vídeo, Braide confirmou que o local também será palco das festividades carnavalescas da Prefeitura de São Luís para este ano.

O prefeito também afirmou que o local será palco das prévias de carnaval, que começarão a partir de 20 de janeiro. Além disso, o prefeito confirmou que São Luís terá o Carnaval da Passarela no Samba no Anel Viário e o tradicional carnaval de bairro da Madre Deus, em outra parte do Centro de São Luís.

Na legenda do vídeo, Braide afirmou que nos próximos dias ele iria anunciar as atrações que fariam parte do Carnaval 2024 realizado pela Prefeitura de São Luís.

Passada a virada do ano, o governo do estado, que até então não tinha se manifestado sobre o assunto, começou na terça-feira, dia 2 de janeiro, a fazer a divulgação das atrações do Carnaval 2024. Em postagem em suas redes sociais, o governo do Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, anunciou a dupla sertaneja Matheus e Kauan, além da banda Chiclete com Banana.

Ontem, dia 3 de janeiro, a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) começou a montagem de um palco e a ornamentação na Avenida Beira Mar, caracterizando o local com balões do governo, além de placas da festa de carnaval 2024, com a logomarca da festa que será realizada pelo estado.

Ao saber da colocação da ornamentação e o início da montagem de palco no local, a Prefeitura de São Luís, através da Blitz Urbana e demais órgãos municipais, foi ao local na tentativa de tirar os equipamentos e a decoração do governo do local, mas foram impedidos pela Polícia Militar, que foi chamada para manter a ordem no local.

Apesar de não ter nenhum posicionamento oficial por parte do SECMA ou do Governo do Estado, ao que tudo indica, o governo vai manter o Circuito Beira Mar em sua programação de Carnaval, contrariando assim a vontade de Eduardo Braide de fazer a festa da Prefeitura de São Luís no local.

ESSA NÃO É A PRIMEIRA VEZ

Essa não é a primeira vez que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís divergem sobre o Carnaval na capital. Em 2023, durante uma entrevista no Bom Dia Mirante, da TV Mirante, afiliada Rede Globo no Maranhão, Brandão falou sobre o Carnaval da Madre Deus, que na época foi alvo de reclamação e deixou a desejar aos brincantes que frequentaram o local.

Ao ser questionado sobre a participação do governo na realização da festa, o governador afirmou que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, se comprometeu em realizar o tradicional Carnaval da Madre Deus, mas, infelizmente, não teve o apoio necessário para a importante festa.

“No circuito Madre Deus, a gente ia até fazer o Carnaval lá, mas o prefeito assumiu o Carnaval de lá, inclusive decorando com placas da prefeitura. A gente teve uma linha de ética de não estar invadindo o espaço onde o prefeito ia fazer o circuito. Só que lamentavelmente, não teve esse apoio que esperávamos, não houve aquele Carnaval que a gente conhece da Madre Deus. Se ele tivesse nos deixado conduzir o processo, eu não tenho dúvida de que nós teríamos feito um grande Carnaval na Madre Deus”, afirmou Brandão.

Brandão falou da importância da Madre Deus para o Carnaval de São Luís, a forte tradição que existe no bairro e a referência de artistas que surgiram no circuito. “Já que ele pediu para fazer, decorou todo o circuito, a gente não pode interferir, mas esperávamos que tivesse o apoio necessário”, concluiu o governador.

Apesar de tanta polêmica este ano, nem o Eduardo Braide, nem Brandão se manifestaram sobre o assunto.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.