Skip to content

Em Tuntum/MA, aliados de Fernando Pessoa produzem pesquisas fakes com utilização de robôs; pesquisa registra 105%

O período eleitoral nos reserva grandes desafios, o principal deles é saber classificar as informações que são verdadeiras, das que são falsas, principalmente se tratando de pesquisa eleitoral, instrumento legal criado para mostrar a preferência do eleitor em relação aos seus candidatos.

Em Tuntum, aliados do prefeito Fernando Pessoa estão utilizando métodos nada tradicionais para colocar na cabeça do eleitorado que ele estaria liderando a corrida eleitoral para 2024, utilizando serviços de programadores para falsificar pesquisas em páginas de internet.

Recentemente, jornalistas e proprietários de páginas de Instagram têm desenvolvido pesquisas para movimentar o cenário político no município de Tuntum no período que antecede as eleições. Porém, todos eles têm cancelado os levantamentos devido à percepção de manipulação de dados nas pesquisas, utilizando-se de robôs para dar larga vantagem ao candidato Fernando Pessoa.

Na prática, aliados de Fernando Pessoa têm contratado serviços de programadores que utilizam softwares maliciosos para falsificar as pesquisas, popularmente conhecidos como robôs. Além disso, esses “profissionais” oferecem serviços de aumento de seguidores, aumento de curtidas em publicações e, claro, a falsificação das pesquisas virtuais.

Se não bastasse tudo isso, recentemente, a própria gestão de Fernando Pessoa, através de alguns funcionários da prefeitura, está divulgando uma pesquisa que não revela a empresa que fez o levantamento e mostra o prefeito à frente do principal opositor da cidade, Dr. Tema. Para piorar a situação, a pesquisa divulgada possui 105% na somatória de todas as porcentagens, mostrando mais uma vez a tentativa de enganar a população.

Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as empresas responsáveis pela divulgação de pesquisa fraudulenta ou sem o registro prévio das informações na Justiça Eleitoral dentro do período eleitoral podem ter que pagar multas no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00. A divulgação de levantamento ilegítimo constitui crime, e o responsável pode ser punido com seis meses a um ano de detenção e multa.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.