Skip to content

Gestão de Fernando Pessoa é alvo de nova auditoria do TCE em Tuntum/MA

A gestão de Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum, no Maranhão, está sendo alvo de mais uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA). Desta vez, os Auditores Estaduais de Controle Externo, Fidel Klinger Rego e Maria Natividade Pinheiro Farias, estão investigando denúncias de irregularidades no quantitativo de matrículas de tempo integral, informadas durante o Censo Escolar 2022.

Segundo apuração do site Folha do Maranhão, a criação da comissão de fiscalização foi determinada pelo Conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado. Conforme despacho, a inspeção se estenderá no período de 7 a 13 de abril deste ano. A medida é uma resposta à denúncia de irregularidades no quantitativo de matrículas de tempo integral, cujo objeto é o Processo 5596/2023, que se encontra sob sigilo.

As denúncias foram protocoladas pelos vereadores de oposição Magno Melo e Renan Bílio, ambos do PSB.

Essa não é a primeira vez que a gestão de Fernando Pessoa é alvo de uma auditoria do TCE. Em maio do ano passado, os Auditores Estaduais de Controle Externo realizaram uma auditoria na Prefeitura de Tuntum com o objetivo de fiscalizar os excessivos gastos com os pagamentos de diárias na gestão de Fernando Pessoa, onde sua irmã, mãe e até o vice-prefeito apareceram como os grandes beneficiários deste tipo pagamento com dinheiro público.

Essa auditoria foi fruto de uma representação dos vereadores do município, onde foi solicitado informações ao órgão sobre a fiscalização dos gastos públicos. Entre as principais dúvidas dos parlamentares está sobre quem teria autorizado os gastos exorbitantes, os nomes e valores, além do local para onde essas pessoas teriam viajado para receber essas diárias.

A nova auditoria irá realizar uma investigação minuciosa sobre as possíveis discrepâncias nas matrículas de tempo integral no Município de Tuntum, com foco na verificação da conformidade com os dados apresentados no Censo Escolar de 2022.

Segundo informações obtidas pela Folha do Maranhão, os dados apresentados pela gestão de Fernando Pessoa não correspondem com as informações fornecidas pelo município.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.