Skip to content

A derrota de Eduardo Braide nas eleições deste ano

Mesmo sem ser candidato e apesar de eleger o irmão (Fernando Braide) para o cargo de deputado estadual, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido) saiu derrotado das eleições deste ano. Todos os candidatos no qual o prefeito escolheu a apoiar, tiverem péssimo desempenho nas urnas, demonstrando que a associação com sua imagem foi um dos piores fatores para seus aliados.

No início da corrida eleitoral, Eduardo Braide esqueceu de nomes que o ajudaram a chegar ao Executivo Municipal, entre eles os deputados estaduais e candidatos a reeleição Neto Evangelista, César Pires e Wellington do Curso. Tudo em prol da velha política, ao priorizar a candidatura do seu irmão para deputado estadual.

Apesar de eleito com 42.506 votos, Fernando Braide teve uma votação abaixo do que se esperava, e em comparação com outras candidaturas de candidatos que tinham parentesco com o prefeito da capital, ele ficou abaixo da votação de Gardênia Castelo, filha do ex-prefeito de São Luís João Castelo, que teve 60.851 votos, porém ficou acima da votação de Edivaldo Holanda, pai do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior, que nas últimas eleições tirou 31.688 e 32.916 votos em cada.

Braide iniciou essa corrida eleitoral deste ano demostrando apoio ao candidato a deputado federal, Josivaldo JP, que assumiu o mandato após ele virar prefeito de São Luís. Inexplicavelmente, Braide abandonou JP e resolveu declarar apoio ao deputado federal e candidato a reeleição a Edilázio Júnior, porém a associação de imagem do candidato com a do prefeito não trouxe resultado. Edilázio perdeu o mandato justamente para JP, o deputado que foi abandonado por Eduardo Braide. Em São Luís, a votação de Edilázio ficou com apenas 6.610 votos.

Em outra demonstração de fracasso nas eleições deste ano, Braide, timidamente, entrou na campanha de Weverton Rocha para o governo do estado. Participou de convenção, passeatas e carreatas, além de divulgar material casado com o candidato ao governo. No domingo, o resultado das urnas também mostrou que associação da imagem de Weverton Rocha com o prefeito de São Luís não trouxe bons resultados, o candidato ficou em terceiro colocado na capital, com apenas 82.744 votos, atrás do candidato Lahesio Bonfim, que só tinha o apoio de Wellington do Curso e ficou com 157.218 votos.

A situação de Braide deve complicar para o próximo ano, com o fortalecimento do governo, onde Carlos Brandão venceu no primeiro turno, e o próximo presidente da Câmara de São Luís ser do mesmo partido, a vida política do prefeito não deverá ser fácil.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.