Skip to content

HU-UFMA convoca 272 profissionais de saúde para reforçar seu atendimento

Nesta quinta-feira, 01/04, mais uma integração dos colaboradores aprovados no concurso da Ebserh e no Processo Seletivo Emergencial (PSE) foi realizada no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Foram convocados 272 profissionais, sendo que destes, ingressaram hoje cerca de 50, divididos em dois grupos e os demais também serão divididos para participarem na próxima semana de uma programação adaptada para atender as normas de distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus. Sob a coordenação da Divisão de Gestão de Pessoas, parte do evento é realizada no formato online e a outra parte no modo presencial, pois há a necessidade de assinatura de contrato e entrega de EPI’s.

Durante os dois turnos, uma série de palestras foram ministradas com o intuito de apresentar membros da gestão, esclarecer dúvidas e envolver os colaboradores com a missão, visão, valores e a política de qualidade institucionais que deverão nortear as atividades no âmbito do hospital, sejam os concursados ou profissionais temporários. A recepção aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra.

Para dar as boas-vindas teve a participação do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho e da superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages. Ela apresentou a equipe de governança, falou sobre a estrutura do hospital e a importância de poder convocar mais profissionais em um momento tão delicado para o mundo “Em nome do hospital e da Ebserh eu dou as boas-vindas a cada um dos profissionais aqui presentes. Vocês chegam em um momento importante, estamos no auge de uma pandemia. Em uma fase em que mais do que nunca contamos com toda a força de trabalho da saúde. Contamos com vocês para além da competência e da habilidade, pois precisamos de pessoas comprometidas, que zelem pela ética e pelo respeito. Temos um compromisso como hospital escola de ser campo de prática, além da assistência que é oferecida e vocês são fundamentais para somar esforços conosco.”.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação conseguiu reverter o entendimento da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sobre a Lei Complementar 173/2020, que trata de contratações no serviço público. Com o novo entendimento, a Ebserh foi autorizada a substituir profissionais que saíram da Rede. A ação engloba todos os hospitais universitários federais da Rede que tenham vacância em seu quantitativo de pessoal aprovado por motivo de desligamento. Dessa forma, o HU-UFMA conseguiu convocar profissionais pelo concurso, além dos que já estavam sendo convocados pelo Processo Seletivo Emergencial.

O reitor Natalino Salgado Filho destacou o esforço gigantesco para que fosse possível essa convocação e parabenizou a todos “Vocês estão se incorporando em uma grande família que é a maior instituição pública de ensino e de saúde do nosso estado, que se tornou uma referência não só para o Maranhão como para o Brasil. Nesse período de pandemia e de tanto desemprego, vocês são privilegiados em poder ingressar na instituição independente do vínculo. É uma força de trabalho que vem somar. É com muita alegria que estamos recepcionando vocês depois de tanto esforço da nossa gestão para que fosse possível essa convocação.”.  

O HU-UFMA configura-se, atualmente, na maior estrutura formadora de recursos humanos para a Rede de Saúde do estado, que incorpora na sua atuação, atividades integradas de ensino, pesquisa e assistência à saúde. Após o evento, os profissionais integrados já iniciaram de imediato suas atividades nos setores de lotação.

Saiba mais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Publicidade

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.