O governo do Maranhão voltou a colocar a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) na dívida ativa do Estado, a inclusão da companhia se deu por falta de pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) em veículos do órgão.
Em 2019, a Folha do Maranhão já tinha divulgado com exclusividade a inclusão da Caema na dívida ativa do Estado. A manobra do governo voltou acontecer no final do mês de outubro do ano passado. Na lista onde o governo intima os devedores do IPVA no Maranhão, além dos carros da Caema, existe outros carros de outras secretarias estaduais e municipais em débito com imposto que é estadual.
Além de órgãos do governo, existe nome de empresas e pessoas e até associações que possuem carros em dívida com o IPVA.
A colocação dos nomes de pessoas e empresas na dívida ativa do Estado se tornou mais evidentes após o governo recuar das apreensões de carros que realizava em todo o Maranhão por falta de pagamento do IPVA.
Apesar de ser considerado uma manobra legal, se torna contraditório, uma vez que o governo cobra algo no qual está devendo, afinal o Caema é uma sociedade por ações, em regime de economia mista, com capital autorizado, constituída em conformidade com o disposto na Lei Estadual n° 2.653, de 06 de junho de 1966 e ainda a Lei n° 3886, de 03 de outubro de 1967, com grande participação do governo do Maranhão.
Veja o edital de intimação do IPVA 2020
Veja também
Othelino quer exigir notificação por parte da Equatorial e a Caema antes de vistorias em medidores
Com dívida bilionária com a previdência, Caema ver seu orçamento diminuindo ao longo dos anos
Caema lidera ranking de devedores da previdência no Maranhão; valor se aproxima de R$ 1 bilhão
MPF pede que Caema solucione problemas de poluição de praias, manguezais e rios em São Luís
Novo marco regulatório de saneamento pode extinguir de vez a problemática CAEMA
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.