Skip to content

Com menos UTIs que grande São Luís, interior já teme sobrecarga hospitalar

Com o aumento de infectados pelo covid-19 interior do estado, acende um alerta nos gestores municipais pelo interior do Maranhão, pois capacidade das unidades hospitalares é infinitamente menor que a da capital.

No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, tínhamos 163 municípios com casos do novo coronavírus, cerca de 3.123 casos dos 8.526 confirmados em todos em estado.

Ainda de acordo com o boletim, a rede estadual de saúde no interior, tem número de leitos de UTIs e Clínicos menores que da grande São Luís. Enquanto a capital disponibiliza 183 de UTIs, o interior do estado tem a metade disso, cerca 95 leitos, já com 58,95% de ocupação. Em relação aos leitos clínicos, o interior já aparece com 40,73% de ocupação em seus 248 leitos, contra 489 existentes na capital.

Esses dados apresentados são da rede estadual de saúde, mantidos pelo governo do estado, pois algumas cidades do interior, tem suas próprias unidades hospitalares com seus respectivos leitos de UTIs e clínicos.

O interior do estado já começa a registrar mortes pelo covid-19, muitas delas sem notificação, pois existe uma precariedade no sistema saúde dos municípios.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *