Skip to content

IBGE aponta o Maranhão como estado que tem menos médicos e baixos índices de leitos de UTI

O IBGE divulgou na quinta-feira (7), a distribuição de leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva), respiradores, médicos e enfermeiros por unidades da federação e regiões consideradas referências em atendimento de saúde de baixa e média complexidade. Os dados são de 2019 e foram gerados em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para contribuir com as ações de enfrentamento à Covid-19. 

O levantamento partiu do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e das Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE. 

Nordeste tem regiões com mais de 200 mil habitantes sem leito de UTI

De acordo com o levantamento do IBGE, o Maranhão, juntamente com Pará e Tocantins ocupam o 7º lugar no ranking com um dos piores índices de leitos de UTI, ficando com 8 leitos para cada 100 mil habitantes.

uti IBGE aponta o Maranhão como estado que tem menos médicos e baixos índices de leitos de UTI

Norte e Nordeste têm menos respiradores que demais regiões

O cruzamento de dados também revela a distribuição de respiradores, equipamentos que realizam ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias graves, nas unidades de saúde do país. O Distrito Federal lidera com índice de 63 respiradores por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (42), São Paulo (39), Mato Grosso (38) e Espírito Santo (35).

Estados do Norte e Nordeste são os menos equipados: Amapá (10 respiradores), Piauí (13), Maranhão (13), Alagoas (15) e Acre (16).

Entre as regiões de atendimento de saúde com mais de 500 mil habitantes, Santarém, no Pará, teve índice de 7 respiradores por 100 mil. A região com maior população, mas nenhum registro de respiradores, foi Governador Nunes Freire, no Maranhão, somando 149 mil habitantes.

respiradores IBGE aponta o Maranhão como estado que tem menos médicos e baixos índices de leitos de UTI

Por outro lado, os estados com menos médicos estavam concentrados no Norte e no Nordeste. O Maranhão e o Pará registraram os menores indicadores, 81 e 85 médicos por 100 mil habitantes, respectivamente.

medicos IBGE aponta o Maranhão como estado que tem menos médicos e baixos índices de leitos de UTI

Na questão dos enfermeiros, o Maranhão tem 106 profissionais para cada 100 mil habitantes

enfermeiro IBGE aponta o Maranhão como estado que tem menos médicos e baixos índices de leitos de UTI

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *