Show de duas horas de Alcione na Maria Aragão não repercutiu mais do que os 20 minutos de apresentação da cantora no Arraial do Ipem
Que todos já sabem que Eduardo Braide tenta levar seus últimos dias de mandato à frente da Prefeitura de São Luís sem uma comunicação empenhada e efetiva, não é nenhuma novidade. Há seis meses sem um secretário de comunicação, nem muito menos com agências de publicidade desenvolvendo um trabalho paralelo, Eduardo Braide sentiu, neste último final de semana, a falta que isso faz em sua gestão. Um show de quase duas horas da cantora Alcione na Praça Maria Aragão, belíssimo, diga-se de passagem, não ecoou tanto quanto os 20 minutos de apresentação da artista no Arraial do Ipem.
O show de Alcione na Maria Aragão não teve a divulgação que merecia, e muitos que estavam no local foram pegos de surpresa com o anúncio da atração naquela noite. Um ou outro, mais atentos ou fãs, foram em busca do show da artista. Apesar das quase duas horas de apresentação, a comunicação da Prefeitura de São Luís na gestão de Eduardo Braide não deu a devida importância à cantora no evento, o que ficou evidente nas redes sociais da prefeitura e do próprio prefeito.
Após fazer o show na Maria Aragão, Alcione se deslocou até o Arraial do Ipem, evento promovido pela gestão de Brandão à frente do governo do Maranhão. Sem ao menos estar na programação oficial e na base do improviso, Alcione fez uma aparição surpresa durante o show da cantora Fabrícia, e os poucos mais de 20 minutos de apresentação encantaram a todos, consagrando um momento único na cultura maranhense.
Após a aparição surpresa de Alcione no Arraial do Ipem, vários veículos de comunicação deram a real importância deste momento e, em poucos minutos, fizeram uma ampla divulgação do trecho de sua apresentação, valorizando a artista que carrega o nome do Maranhão pelos quatro cantos do país.
Percebendo o erro, a gestão de Braide tentou remediar a situação postando trechos do show de Alcione na Maria Aragão na conta do Instagram do prefeito, cerca de 12 horas depois do evento. Contudo, a ação tardia não conseguiu reverter a falta de engajamento e visibilidade inicial.
Assessores e pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o prefeito relatam uma obsessão de Braide por sua presença nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde conta com pouco mais de 400 mil seguidores, em sua maioria, do Maranhão. Acreditando que essa plataforma seria suficiente para comunicar suas ações, Braide parece ignorar a importância dos veículos de imprensa tradicionais e outros canais de comunicação. O resultado dessa estratégia é uma gestão que vive em uma bolha, iludida por likes e comentários, muitos dos quais podem ser gerados por ferramentas automatizadas, criando uma falsa sensação de engajamento.
A ausência de uma comunicação integrada e profissional já compromete a imagem da gestão de Braide nos meios de comunicação, não só para a divulgação das suas ações, mas para o fornecimento de informações ou soluções para os problemas da capital, e até mesmo a realização de novos serviços. Vivendo como se não houvesse amanhã, Braide parece que está satisfeito com a comunicação unilateral que implantou em seu mandato, e sua atitude mostra que isso não mudará, pelo menos por enquanto.
Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.