Skip to content

CONRE-5 apresenta denúncia ao MPF sobre irregularidades em pesquisas eleitorais no Maranhão

O Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE-5) anunciou, nesta terça-feira, que apresentou uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) em relação a possíveis irregularidades em pesquisas eleitorais realizadas no Maranhão. A denúncia foi protocolada no início do mês, junto à 5ª Câmara de Combate à Corrupção, solicitando o apoio do MPF para investigar as ações fiscalizatórias da autarquia, relacionadas à realização de pesquisas por empresas não registradas no CONRE-5.

De acordo com a Diretoria do CONRE-5, as medidas também serão adotadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de somar esforços com os órgãos competentes e impedir possíveis ilegalidades que possam afetar a sociedade. O Conselho ressaltou seu compromisso com a categoria e afirmou que continuará acompanhando de perto o desenvolvimento dos acontecimentos, inclusive destacando conselheiros para acompanhamento in loco, adotando todas as medidas legais cabíveis.

Dentro das pesquisas denunciadas pelo CONRE-5, estão uma pesquisa da empresa R N Brito Lima / BM o Brasil Marketing e Opinião, sob registro MA-09056/2024, realizada no município de Lagoa Grande do Maranhão, além da pesquisa realizada pela empresa Datailha Pesquisas e Consultoria Ltda, sob registro MA-04782/2024, realizada em São Luís. Segundo o órgão, os estatísticos apresentados nos levantamentos não possuem o devido registro regular no CONRE-5.

A denúncia do CONRE-5 levanta a questão de empresas e profissionais não registrados no Conselho realizando pesquisas eleitorais, o que, segundo o órgão, configura uma irregularidade e pode prejudicar a qualidade e a legalidade dos dados divulgados.

O CONRE-5 também destacou que, conforme ofícios enviados a algumas empresas e profissionais, estes já se regularizaram junto ao conselho. No entanto, a necessidade de todos os envolvidos seguirem as regras estabelecidas pelo CONRE-5 para garantir a legitimidade das pesquisas e a segurança da sociedade.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.