Skip to content

Maranhão já registrou 51 pesquisas eleitorais em 2024

Faltando 187 dias para as eleições de 2024, o estado do Maranhão já registrou 51 pesquisas eleitorais, é o que aponta um levantamento do site Folha do Maranhão em dados do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o levantamento, foram registradas 5 pesquisas em janeiro, 22 no mês de fevereiro, 23 no mês de março e 1 pesquisa registrada em abril.

Ainda de acordo com o levantamento, dentro das empresas que mais fizeram levantamento estão a Inop Previsão Pesquisas Serviços e Publicidades e o Instituto Exata, cada com o registro de 11 pesquisas eleitorais somente este ano. Em seguida aparece a empresa MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, com 5 pesquisas registradas, e as empresas Econométrica Pesquisa Ltda e o Instituto DataIlha, cada uma com 4 pesquisas registradas.

Já entre os municípios que mais realizaram pesquisas, aparece em primeiro lugar o município de Barreirinhas, com 4 pesquisas, seguido de Buriticupu e Paraibano, cada um com 3 pesquisas realizadas. Bacabeira, Pinheiro, Santa Inês, Santa Rita e Santa Luzia, foram realizadas 2 pesquisas cada. São Luís e Imperatriz, as duas principais cidades do estado, até o momento só registraram uma pesquisa eleitoral cada.

Se compararmos com as eleições municipais de 2020, no 1º turno, o Maranhão registrou 76 pesquisas eleitorais, sendo 56 delas somente em São Luís. Porém, apenas 1 dessas pesquisas foi registrada nos seis primeiros meses do ano. Todas as demais foram registradas a partir do mês de junho, com destaque para o mês de novembro, quando aconteceram as eleições, devido à pandemia. Neste mês foram registradas 24 pesquisas em apenas 15 dias.

Apesar do pouco número de pesquisas eleitorais em São Luís, o cenário poderá mudar repentinamente e se igualar ao ritmo dos demais municípios a partir dos próximos meses com a aproximação das convenções.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.