Skip to content

“População paga pela irresponsabilidade da administração pública”, diz economista ao apontar 6 consequências do aumento do ICMS no Maranhão

Durante sua participação no quadro “Econodicas” do telejornal Bom Dia Mirante, da TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, o economista Wagner Matos apontou as 6 principais consequências devido ao aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão.

Wagner Matos ressaltou que o aumento de preços é inevitável diante do aumento de impostos. O impacto negativo nos custos das pessoas e das empresas tende a gerar reflexos na inflação – a segunda grande consequência – afetando o poder de compra das pessoas.

O terceiro ponto destacado foi o impacto no setor produtivo, prevendo uma desaceleração devido ao aumento nos preços dos produtos e serviços, impactando a demanda. Essa redução na produção resultaria em menos empregos, menos renda e, consequentemente, menos arrecadação.

Wagner apontou que a elevação dos custos pode levar à diminuição do emprego formal, com empresários buscando reduzir custos, muitas vezes dispensando funcionários formais. Isso, por sua vez, contribui para o aumento da informalidade no mercado de trabalho.

O quinto ponto levantado foi a comprovação da falta de planejamento do Poder Público. Wagner observou que, embora o orçamento seja tradicionalmente planejado, a falta de cuidado necessário leva a situações como o aumento de impostos, evidenciando a ineficiência na gestão pública.

O economista enfatizou que a população é quem, inevitavelmente, paga a conta das irresponsabilidades e equívocos da administração pública. A deficiência técnica e a ausência de planejamento geram consequências graves que recaem sobre os cidadãos.

Wagner destacou que todos os setores, tanto produtivo quanto o da população em geral, sentirão o aumento dos custos. Desde a energia elétrica até os óleos e combustíveis, o consumidor final acaba pagando a conta, evidenciando a necessidade de um planejamento para evitar consequências graves para o bolso da população.

Ao final, Wagner Matos alertou sobre a necessidade de prevenção, especialmente para aqueles que já receberam o 13º salário. Recomendou a reserva de uma parte desse dinheiro para enfrentar o impacto que começará no início de janeiro. Consciente das tradicionais despesas dessa época do ano e dos possíveis reajustes nas taxas de impostos, ele orientou a população a reduzir o consumo no final do ano para amenizar as consequências no início do ano seguinte.

O aumento da alíquota do ICMS modal e as taxas estaduais entraram em vigor a partir de 1º de janeiro

Captura-de-Tela-2023-11-23-as-09.51.49-1024x569 “População paga pela irresponsabilidade da administração pública”, diz economista ao apontar 6 consequências do aumento do ICMS no Maranhão

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.