Skip to content

Municípios maranhense sinalizam mais de R$ 160 milhões em empréstimo em apenas cinco meses; veja a lista com os valores

Um levantamento exclusivo realizado pelo site Folha do Maranhão mostra que em apenas cinco meses, pelo menos 11 municípios do maranhense sinalizaram empréstimos junto a alguma instituição financeira. Segundo levantamento, alguns desses municípios sinalizaram mais de uma proposta.

Ainda de acordo com o levantamento, entre os municípios que já sinalizaram empréstimos estão: Arari, Balsas, Chapadinha, Duque Bacelar, Estreito, Gonçalves Dias, Governador Nunes Freire, Nova Colinas, Sambaíba, Santo Antônio dos Lopes e Turilândia. O município de Balsas teria sinalizado pelo menos três tentativas de empréstimos. Já os municípios de Estreitos e Turilândia sinalizaram duas propostas cada um.

A maioria dos municípios escolheram a Caixa Econômica Federal (CEF) para tentar viabilizar os empréstimos. Ao todo, foram registradas pelo menos 9 tentativas na CEF, contra 7 tentativas no Banco do Brasil. Das 15 tentativas de empréstimos, pelo 9 já foram aprovadas.

Uma tentativa de empréstimo sinalizada há mais de um ano pelo município de São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís, poderá ser liberada nos próximos dias. Segundo apurou a Folha do Maranhão, a proposta teve parecer técnico favorável do Sistema de Análise de Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios – SADIPEM, do Tesouro Federal, e aguarda aval da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O valor deste empréstimo é de R$ 40 milhões.

O levantamento aponta ainda que, a maioria dos pedidos de empréstimos sinalizados pelos municípios visam a realização de obras de infraestrutura e financiamentos de projetos para instalação de sistemas de captação de energia solar através de painéis.

A maioria das propostas apresentadas possui um tempo de financiamento de pelo menos 120 meses, ou seja, 10 anos.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.