Skip to content

Polícia Federal usou relatório do COAF na operação contra Zezildo Almeida em Santa Helena

Durante entrevista coletiva na sede da Polícia Federal em São Luís, os delegados da Polícia Federal Felipe Cardoso e Walace Gonçalves além da superintendente da Controladoria-Geral da União – CGU no Maranhão – Leylane Silva, confirmaram que a investigação contra fraude em licitações no município de Santa Helena, tiveram início após o recebimento de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.

De acordo com a PF, o COAF apresentou um relatório de movimentações financeira suspeitas entre a empresa e funcionários da prefeitura de Santa Helena, e que após investigarem o histórico da empresa,  foi constado um certo favorecimento para a mesma ganhar processos licitatórios que tinham como origem a prestação de transporte escolar de alunos e aluguel de veículos para gestão de Zezildo Almeida.

A empresa J Jarbas A Froes – EPP (JJ Transporte), criada em 2015, dias antes de Zezildo virar gestor do município, foi vencedora em todos processo licitatórios no qual participou. Além disso, segundo a PF, todas as outras empresas que participaram do processo licitatório juntamente a JJ Transporte eram em tese fictícias, e que participavam do certame apenas para preencher a licitação.

A Polícia Federal afirmou que além de todas as manobras para tornar-se uma única empresa vencedora, o edital das licitações não era divulgado como manda a lei, a manobra era usada para não chamar a atenção de outras empresas de fora do município, tornando-se um ciclo vicioso dentro de todos os processos licitatórios.   Além disso, foi apontado um superfaturamento de preço da empresa vencedora.

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.