Skip to content

Maranhão é o 9º estado que mais registrou óbitos de gestantes e puérperas por Covid-19

Segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro Covid-19, o Maranhão é 9º estado que mais registrou mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 no Brasil. De 1º de janeiro de 2020, até está quarta-feira (23), foram 58 óbitos no total.

Ainda de acordo com OOBr Covid-19, foram registrados 255 casos no período, deixando o estado em 17º no ranking nacional. Os dados apontam 216 casos finalizados, ou seja, com desfecho de cura ou óbito.

O Maranhão é 2º estado onde mais grávidas e puérperas vão para as Unidades Terapia Intensiva (UTI) no país. Dos 255 casos apresentados no estado, 156 foram para UTI. Este número representa 61,29% do total de casos. Cerca de 87 pessoas, ou seja, 34,48% do total de casos chegaram a ser entubadas.

A maioria dos casos apresentados foram na cidade de São Luís, seguida de Imperatriz, São José de Ribamar e Timon, cada uma com 67, 23, 11 e 10 casos; respectivamente em cada. Já a cidade Imperatriz, lidera o número de óbitos, com 10 no total, seguida de São Luís, Balsas e São José de Ribamar, cada uma com 9, 6 e 3 casos; respectivamente em cada.

Veja os municípios maranhenses que mais registraram óbitos de grávidas ou puérperas por Covid-19

CIDADEÓBITOS
IMPERATRIZ10
SAO LUIS9
BALSAS6
SAO JOSE DE RIBAMAR3
JOAO LISBOA2
SANTA HELENA2
CURURUPU2
CARUTAPERA2
BACABAL2
AMARANTE DO MARANHÃO1
ZE DOCA1
TIMON1
SATUBINHA1
SAO PEDRO DOS CRENTES1
SANTA LUZIA DO PARUA1
PRESIDENTE DUTRA1
MONTES ALTOS1
MIRINZAL1
MIRANDA DO1
NORTE1
ITAPECURU MIRIM1
GRAJAU1
ESPERANTINOPOLIS1
CHAPADINHA1
CENTRO NOVO DO1
MARANHAO1
BOM JARDIM1
ALTO PARNAIBA1
ALCANTARA1
TOTAL58

O Observatório Obstétrico Brasileiro COVID-19 (OOBr Covid-19) um painel dinâmico com análises dos casos de gestantes e puérperas notificados no SIVEP-Gripe.

O OOBr Covid-19 faz parte do projeto Observatório Obstétrico Brasileiro. Este projeto visa disponibilizar uma plataforma interativa de monitoramento, análise de dados públicos cientificamente embasadas e disseminação informações de qualidade e relevantes da área de Saúde Materno-Infantil. Nesse observatório são disponibilizadas as análises exploratórias dos dados, com visualização online, dinâmica e com filtragens escolhidas pelo usuário, além dos resultados de modelos para os desfechos obstétricos.

O OOBr Covid-19 é construído e mantido pela Especialista do Portal de Boas Práticas Prof.ª Dr.ª Rossana Pulcineli Vieira Francisco, docente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, por Lucas Lacerda, estudante de graduação em Estatística na UFES, e pela Prof.ª Dr.ª Agatha Rodrigues, docente do Departamento de Estatística da UFES.

Acesse e conheça o observatório: https://observatorioobstetrico.shinyapps.io/covid_gesta_puerp_br/

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Comentários

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.