A prefeitura de São João do Caru, município à 360km capital, cancelou o contrato com a maior distribuidora de medicamentos do Piauí, Dimensão Distribuidora. A empresa tinha fornecido kits de dispositivos de teste rápido Covid-19 IgG\IgM, através do contrato nº 52/2020 assinado no dia 13 de maio.
De acordo com o contrato, a prefeitura tinha comprado cerca de 1.500 testes, com o valor unitário a R$ 160,00. O valor acertado entre a empresa e a prefeitura chegou a R$ 240.000,00.
Recentemente, a prefeitura pediu o distrato junto a empresa, alegando quebra de contrato pelo não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
Segundo a secretaria de saúde do município, Ana Maria Costa Santos, o distrato do contrato foi devido a imprecisão e ineficácia nos resultados dos dispositivos fornecidos, conforme Relatório Técnico expedido por profissional competente do município.
De acordo com o que apurou o site Folha do Maranhão, os testes eram da marca Zhuhai Livzon e eram usados para o auxílio no diagnóstico de doenças por infecção do coronavírus. Devido a comprovação da ineficácia, a prefeitura resolveu cancelar o contrato.
A Dimensão Distribuidora é a maior fornecedora de medicamentos e suprimentos médico-hospitalar no Piauí e no Maranhão. Levantamentos do site Folha do Maranhão apontam que a empresa que já era líder de vendas para prefeituras do Maranhão, e se tornou mais requisita durante esse período de pandemia, com mais de 115 contratos.
Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos contratos da Dimensão no Maranhão, foram com vendas de testes, inclusive os testes da marca citada acima.
Agora só resta saber, se outras prefeituras estão com o mesmo problemas de São João do Caru.
O site Folha do Maranhão tentou entrar em contato com o telefone disponível no site da empresa, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos êxito.
[…] Prefeitura do Maranhão cancela contrato com Dimensão do Piauí alegando ineficácia dos testes de … […]