A informação é do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), que é um sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons de todo o Brasil. Ele consolida registros em bases locais e forma um banco nacional de informações sobre problemas enfrentados pelos consumidores.
De acordo com o SINDEC, com os dados repassados pelo PROCON do Maranhão, a rede de supermercados Mateus, teve 353 registros de reclamação no ano 2015, já em 2016 a empresa registrou 469 reclamações, em 2017 fora 457 registros. Já em 2018 o Mateus Supermercados quase dobrou o número de reclamações referentes a 2015, com um total de 628 registros de reclamação.
Os noves primeiros meses de 2019, já tiveram o registro de 471 reclamações.
No total a rede de supermercados Mateus, já teve 2.375 reclamações nos últimos 4 anos.
Esses e outros dados não são disponibilizados pelo Procon do Maranhão, mas podem ser facilmente encontrados no site do SINDEC.
Hã muita propaganda enganosa sobre a feirinha de quarta-feira: os preços de frutas e hortifrutigranjeiros são absurdos. So para citar um caso, o mamão papaia, anemico e sem sabor, nunca é menor q 7 reais. As vezes, chega a 9!!! Pura enganação! E tudo la é caro. Não ha nada barato.