O Ministério Público do Maranhão (MPMA) instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar a transição de governo no município Rosário, entre as gestões de Calvet Filho (Republicanos) e Jonas Magno (PDT). A medida, liderada pela Promotora de Justiça Maria Cristina Lima Lobato Murillo, visa assegurar que a troca de gestão ocorra de forma transparente, seguindo as diretrizes da Constituição Estadual e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).
A gestão de Calvet Filho recebeu uma notificação para entregar, em até 10 dias úteis, informações detalhadas sobre a situação administrativa e financeira do município. Entre as exigências, estão documentos que comprovem todas as ações adotadas até os dias atuais. Além disso, o MPMA determinou que a Câmara Municipal, a imprensa local, sindicatos e a OAB sejam informados do processo, promovendo a participação dessas entidades e garantindo visibilidade ao procedimento.
O objetivo é evitar qualquer interrupção de serviços essenciais, como saúde, educação e saneamento, e prevenir problemas na gestão financeira. A ação também busca mitigar casos de “desmonte” ao final do mandato, assegurando que o novo gestor encontre uma estrutura organizada e funcional para atender à população desde o início do mandato.
Em períodos anteriores, situações de descontinuidade desses serviços levaram à decretação de estados de emergência por novos gestores, gerando instabilidade para a população.
No último dia 6 de outubro, Jonas Magno venceu Calvet Filho com 50,32% dos votos contra 43,20%. A ex-prefeita do município, Irlahi, registrou 6,28% dos votos. Em números, Jonas recebeu 13.165 votos, enquanto Calvet obteve 11.257 votos e Irlahi, 1.637 votos.
Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.