Skip to content

Programa eleitoral de Wellington do Curso denuncia abandono de mais de 3 mil casas pela Prefeitura de São Luís na zona rural

O candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso, do Partido Novo, mostrou em seu programa eleitoral o abandono de mais de 3 mil casas habitacionais no Mato Grosso, Zona Rural de São Luís, que fazem parte do programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida. De acordo com o deputado, as casas estão sob a responsabilidade da Prefeitura de São Luís e se encontram em total abandono há pelo menos dois anos.

Em contato com a Folha do Maranhão, Wellington do Curso confirmou que esteve no local no último final de semana para fiscalizar e verificar o andamento das obras, exercendo assim seu papel como deputado estadual. Porém, ao chegar ao local, deparou-se com uma situação de total abandono: diversas casas deterioradas e se degradando com o passar do tempo.

De acordo com Wellington, a situação é inadmissível. Enquanto muitas pessoas estão precisando de moradia, inclusive morando em palafitas, várias residências estão prontas, mas não foram entregues devido à inércia da Prefeitura de São Luís.

“É inaceitável que, após quatro anos, o prefeito atual não tenha conseguido entregar as moradias prometidas no Residencial Mato Grosso. Famílias que esperavam por essas casas estão em situação desesperadora e sem esperança. O atual prefeito ignora a dor e o sofrimento dessas pessoas, pois prometeu entregar as casas em agosto de 2022 e até agora nada. Enquanto isso, casas que deveriam abrigar famílias carentes estão abandonadas! Essa realidade tem que mudar. Por isso, um dos meus compromissos de campanha é acabar com as palafitas em mangues e devolver a dignidade para esses ludovicenses”, afirmou o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso.

Após ser informado de que Wellington esteve no local, o prefeito de São Luís e candidato à reeleição, Eduardo Braide, do PSD, foi ao local para gravar um vídeo para suas redes sociais. No vídeo, Braide afirma que a obra está em fase final de acabamento e que as casas logo serão entregues. No entanto, o vídeo não mostra nenhum maquinário ou operário trabalhando no local, sugerindo uma tentativa de antecipação ao vídeo gravado por Wellington.

A Folha do Maranhão foi procurada por algumas famílias que afirmam ter sido sorteadas para o recebimento das casas no Mato Grosso. No entanto, segundo essas famílias, a Prefeitura de São Luís vem adiando a entrega das residências há dois anos. Apenas no ano de 2024, a entrega foi adiada quatro vezes, afirmou um contemplado.

Durante a visita do presidente Lula a São Luís, em junho deste ano, alguns moradores organizaram uma manifestação no evento em que o presidente participou, junto com o governador Carlos Brandão, que marcava o anúncio da extensão da Avenida Litorânea. Porém, o ato não aconteceu em sua totalidade devido à intervenção de funcionários da Prefeitura.

Agora, com a possível vinda de Lula a Alcântara e a possibilidade de o presidente permanecer em São Luís, os manifestantes voltam a se organizar para realizar uma nova manifestação e cobrar um posicionamento do governo federal sobre a liberação das casas.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de São Luís não se manifestou sobre o assunto. Já o deputado Wellington afirmou que continuará cobrando a entrega das casas. Estamos em contato com o governo federal para pegar atualização sobre o caso.

Veja o vídeo feito por Wellington

Leia outras notícias em FolhadoMaranhao.com. Siga a Folha do Maranhão no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98136-0599.

Você poderá fazer comentários logado em seu facebook logo após a matéria.